Ética e responsabilidade social empresarial : uma análise a partir de Hans Jonas
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Data
2015-02-05Autor
Frizzo, Fábio André
Orientador
Kuiava, Evaldo Antônio
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Esta pesquisa tem como tema principal a responsabilidade social empresarial e sua relação com a ética, delimitada na dimensão interna das empresas. O principal referencial teórico é a obra do filósofo alemão Hans Jonas, intitulada O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. O objetivo é analisar em que sentido a teoria de Hans Jonas pode contribuir para fundamentar o comportamento da gestão interna de empresas, com o intuito de abrir caminho para a sua legitimação como organizações socialmente responsáveis em prol do desenvolvimento sustentável. O estudo se dá a partir da análise da evolução conceitual do termo responsabilidade social empresarial; através da qual se tenta justificar por que a instituição empresa tornou-se objeto da responsabilidade social ao longo do tempo e por que a ética converteu-se em elemento fundamental à compreensão de um significado para o termo. A responsabilidade social empresarial é historicamente requerida artificialmente por meio de um contrato. Mas o contrato não tem dado conta de regular com eficácia o poder que emana dos avanços frenéticos da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, a dimensão ética aparece como uma esperança na tentativa de colocar-se uma limitação ao uso desse poder, sob pena de a humanidade ser conduzida a um futuro trágico. Assim, é apresentada uma interpretação analítica do princípio responsabilidade de Hans Jonas, permitindo uma compreensão da sua ideia em relação ao conceito de responsabilidade e da razão de tê-la colocado no centro da ética. O princípio responsabilidade é formulado como um imperativo ético que visa o controle do poder tecnológico, a fim de evitar as previsíveis morte essencial humana e destruição física da humanidade. Trata-se de uma responsabilidade naturalmente assumida em respeito a um fim supremo: a preservação da vida e da essência humana. Antes de concluir, são elencados alguns pressupostos, para que a instituição empresa possa ser considerada socialmente responsável, dentre os quais, a dimensão econômica, vista como um meio e não como um fim. Ao final, analisa-se em que sentido o princípio responsabilidade pode ser interpretado como um referencial ético ao comportamento da gestão interna das empresas, para que essas possam vir a assumir sua verdadeira responsabilidade social a partir daí, com vistas ao desenvolvimento sustentável.