Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
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Data
2014-04-28Autor
Uveda, Valdecir Pereira
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
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A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa.