Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
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Data
2015-04-13Autor
Bulla, Ana Paula Carissimi
Orientador
Paviani, Neires Maria Soldatelli
Metadata
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Duas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos Estaduais e/ou Municipais. Ao mesmo tempo, temos um professor que não foi preparado para esse novo cenário escolar e que precisa de ferramentas – disponibilizadas nas tecnologias digitais para ajudá-lo a interagir com elas. O sistema de ajuda de um software é uma ferramenta presente em toda e qualquer tecnologia oferecida no mercado que, segundo seu propósito enunciativo, é disponibilizada para ajudar o usuário, contudo o texto presente no sistema demonstra ineficiência, conforme dados apresentados nesta pesquisa. É nesse sentido que o presente trabalho busca qualificar a configuração linguístico-discursiva do texto presente no sistema de ajuda, visando a promover a interação usuário/software e a potencializar o processo de aprendizagem de uso das tecnologias digitais, para que o sistema de ajuda cumpra com seu propósito enunciativo. A análise descritiva dos dados levantados pela pesquisa bibliográfica e dos resultados obtidos pela pesquisa de campo, na busca de informações sobre a eficiência do sistema de ajuda, permitiu que se visualizasse uma proposta de estruturar o texto presente no sistema de ajuda com o foco voltado aos fatores enunciativos e às formas linguísticas de apresentar as informações.