• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Gisele Bacarim.pdf (2.680Mb)
Data
2015-06-11
Autor
Bacarim, Gisele
Orientador
Schneider, Vania Elisabete
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem perdendo a sua função há algum tempo, e no seu lugar surgem novas metodologias de ensino, voltadas a Aprendizagem Ativa e Significativa, aliadas a tecnologia dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ainda assim, os níveis de reprovação e evasão escolar são elevados. Percebe-se que os professores não estão preparados para praticar a aprendizagem ativa e significativa. Faltam capacitações e as que existem ainda seguem os modelos tradicionais. Considerando os problemas apresentados, a degradação ambiental e a falta de capacitação e recursos materiais nas escolas, apresenta-se esta proposta, que objetiva capacitar professores e técnicos de meio ambiente em recursos hídricos por meio de oficinas temáticas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, constituindo-se num curso de extensão semipresencial com atividades práticas, de laboratório e campo. Definidos o público alvo, as escolas participantes e os parâmetros a serem analisados, foram elaboradas quatro oficinas temáticas presenciais e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. A avaliação da proposta foi realizada por meio de questionários prévios e finais. Entende-se que os procedimentos metodológicos aplicados podem ser utilizados para capacitar professores e multiplicar informações referentes aos recursos hídricos, desde que sejam realizadas adequações, principalmente no que diz respeito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, bastante rígido para que atividades inovadoras e que contemplem a Aprendizagem Ativa e Significativa sejam aplicadas.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/950
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV