Recursos estratégicos : estudo multicasos de empresas vinícolas da serra gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2014-04-29Autor
Machado, Rosimeri
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Visão Baseada em Recursos, ou seja, a análise interna dos recursos que a empresa possui
para a criação de vantagem competitiva, é de fundamental importância na formulação de
estratégias bem sucedidas nas organizações. Com esse propósito, este estudo teve como
objetivo identificar e analisar os recursos tangíveis e intangíveis, independente de pessoas,
existentes em empresas da indústria vinícola da Serra Gaúcha, investigando quais desses
recursos suportam as estratégias das empresas pesquisadas. Para levantamento das
informações, foi efetuada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, do tipo estudo
multicasos, com entrevistas em profundidade com os principais gestores das empresas
selecionadas. Como suporte da pesquisa, empregou-se a matriz de recursos, adaptada de
Saraiva (2007), para tabulação das respostas. Os resultados do estudo apontaram os recursos
estratégicos existentes nas empresas investigadas tais como, marcas e contratos,
equipamentos, terras e recursos naturais, planta própria, recursos financeiros e matéria-prima
de qualidade, destacando as marcas, mencionadas por todas as organizações, confirmando que
empresas que utilizam e exploram estes recursos eficazmente tem uma vantagem competitiva
no seu mercado de atuação.