Navegação por autor "Welter, Cristiane Backes"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 47
-
Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
Domingues, Débora Marques Mendes (2022-07-08)O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
Defaveri, Bruna Battistel (2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
Sousa, Aurineide Amaro (2024-01-10)A presente pesquisa intitulada "Gestão Democrática: processos educacionais e práticas gestoras nas escolas municipais de Icó - Ceará" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ... -
Implicações dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento docente
Dal Zotto, Gabriela (2020-07-21)Este trabalho de conclusão de curso, tem como principal objetivo, investigar de que modo os professores da Educação Infantil consideram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento de suas ações pedagógicas. ... -
A importância do brincar na educação infantil
Girelli, Letícia (2020-12-29)Este estudo tem como finalidade abordar a importância do brincar, bem como as possíveis consequências que o momento de pandemia tem provocado na Educação Infantil. O brincar como mecanismo pedagógico vem sendo um propósito ... -
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
Grison, Marília (2020-07-23)Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem ... -
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
Aleknovic, Milena (2019-03-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas ... -
A matemática na Educação Infantil e a formação continuada de professores
Procksch, Deisi Suéli (2019-12-12)Este estudo aborda a matemática na Educação Infantil como uma área de conhecimento necessária para essa etapa da Educação Básica. O principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender a matemática na ... -
Movimentos corporais na educação infantil : estimulação por meio de roteiros lúdico
Chiarani, Milena (2019-12-15)A etapa da Educação Infantil envolve crianças de zero a cinco anos que são foco do trabalho pedagógico desenvolvido. Este precisa contemplar a ludicidade e o movimento corporal como partes fundamentais para o desenvolvimento ... -
Musicalidade na escola da infância
Beck, Thaís Sofia (2021-08-07)Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil ... -
Musicalização para o desenvolvimento de bebês
Santos, Luana Duarte dos (2022-02-01)Esta monografia tem como objetivo investigar as contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de bebês matriculados em escolas de Educação Infantil a partir do olhar de professores que atuam no berçário. ... -
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
Peroni, Natália Fabro (2021-07-20)A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
Maia, Ana Amélia Maciel (2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
Parceria público-privado na educação infantil na cidade de Caxias do Sul-RS
Cruz, Mônica Simão da (2022-01-26)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul-RS. Tem como objetivo investigar os possíveis impactos na formação humana ocasionados ... -
As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
Rossetti, Leticia Capra (2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e ... -
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
Klaino, Camila Mól (2020-07-21)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, ... -
O pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na educação infantil
Amaral, Scheila Severo Melo (2019-08-12)Esse estudo abordou o tema "O pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil" em uma Escola de Educação Infantil da rede privada de ensino, na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio ... -
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
Monteiro, Vanessa Bisutti (2023-03-23)Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
Gomes, Mara Fabiane Reis (2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
Cardoso, Amalia Noemia (2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ...