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O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)

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Dissertação Amalia Noemia Cardoso.pdf (3.200Mb)
Data
2023-12-09
Autor
Cardoso, Amalia Noemia
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
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Resumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o propósito de compor uma narrativa histórica. O recorte temporal do estudo é de 1998, período marcado por uma reestruturação da SMED, até 2004, período de final de gestão administrativa que promoveu a referida implantação. A pesquisa, na perspectiva da História Cultural, utiliza-se da metodologia das análises documental histórica e história oral. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam esta pesquisa partiram das contribuições dos autores Pesavento (2003), Burke (2008) e Chartier (1991, 2002a). Os documentos analisados incluem relatórios, localizados tanto no seu acervo físico quanto no digitalizado e encontrados no Conselho Municipal de Educação (CME). Também foram analisados: a Revista Pedagógica e o Jornal da Educação Cidadã, do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA); relatórios, na Secretaria Municipal de Educação (SMED), e; o Jornal Gazeta de Caxias, no Centro de Memória da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul (CMCVCXS). Além disso, foram observadas as legislações Nacional, Estadual e Municipal (Lei Orgânica Municipal e Resoluções). Os documentos foram cotejados às narrativas de História Oral de quatro sujeitos envolvidos na Rede Municipal de Educação (RME) de Caxias do Sul no período investigado. A pesquisa foi construída em etapas que resultaram no texto da dissertação compreendida em cinco capítulos e, no decorrer do trabalho, apresentou: o histórico da inclusão em Caxias do Sul; marcos legais da inclusão envolvendo aspectos da escolarização no município; processo de implementação das assessorias pedagógicas à inclusão e seu respectivo trabalho. Conclui-se que inclusão ainda está em processo nos dias de hoje e instiga uma investigação contínua. A implementação das assessorias pedagógicas à inclusão na SMED ocorreu devido plano de governo para a educação no período e aumento na demanda das escolas na necessidade do processo de inclusão na rede municipal. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12880
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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