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dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorCardoso, Amalia Noemia
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherBelusso, Gisele
dc.contributor.otherSardagna, Helena Venites
dc.date.accessioned2023-12-12T19:46:16Z
dc.date.available2023-12-12T19:46:16Z
dc.date.issued2023-12-09
dc.date.submitted2023-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12880
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o propósito de compor uma narrativa histórica. O recorte temporal do estudo é de 1998, período marcado por uma reestruturação da SMED, até 2004, período de final de gestão administrativa que promoveu a referida implantação. A pesquisa, na perspectiva da História Cultural, utiliza-se da metodologia das análises documental histórica e história oral. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam esta pesquisa partiram das contribuições dos autores Pesavento (2003), Burke (2008) e Chartier (1991, 2002a). Os documentos analisados incluem relatórios, localizados tanto no seu acervo físico quanto no digitalizado e encontrados no Conselho Municipal de Educação (CME). Também foram analisados: a Revista Pedagógica e o Jornal da Educação Cidadã, do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA); relatórios, na Secretaria Municipal de Educação (SMED), e; o Jornal Gazeta de Caxias, no Centro de Memória da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul (CMCVCXS). Além disso, foram observadas as legislações Nacional, Estadual e Municipal (Lei Orgânica Municipal e Resoluções). Os documentos foram cotejados às narrativas de História Oral de quatro sujeitos envolvidos na Rede Municipal de Educação (RME) de Caxias do Sul no período investigado. A pesquisa foi construída em etapas que resultaram no texto da dissertação compreendida em cinco capítulos e, no decorrer do trabalho, apresentou: o histórico da inclusão em Caxias do Sul; marcos legais da inclusão envolvendo aspectos da escolarização no município; processo de implementação das assessorias pedagógicas à inclusão e seu respectivo trabalho. Conclui-se que inclusão ainda está em processo nos dias de hoje e instiga uma investigação contínua. A implementação das assessorias pedagógicas à inclusão na SMED ocorreu devido plano de governo para a educação no período e aumento na demanda das escolas na necessidade do processo de inclusão na rede municipal. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the implementation process of inclusion advisory in the municipality of Caxias do Sul, within the Municipal Department of Education (SMED), from the perspective of educational advisory, with the purpose of composing a historical narrative. The study's temporal scope spans from 1998, marked by a restructuring of the SMED, to 2004, the end of the administrative management period that promoted said implementation. Grounded in the Cultural History perspective, the research employs the methodology of historical document analysis and oral history. The theoretical and methodological framework draws from the contributions of authors such as Pesavento (2003), Burke (2008), and Chartier (1991, 2002a). Analyzed documents include reports located in both physical and digitized archives, found in the Municipal Education Council (CME). Additionally, the Pedagogical Magazine and the Citizen Education Journal from the Municipal Historical Archive João Spadari Adami (AHMJSA), reports from the SMED, and the Gazette of Caxias newspaper from the Memory Center of the City Council of Caxias do Sul (CMCVCXS) were scrutinized. National, State, and Municipal legislation (Municipal Organic Law and Resolutions) were also considered. The documents were cross-referenced with oral history narratives from four individuals involved in the Municipal Education Network (RME) of Caxias do Sul during the investigated period. The research, structured in five chapters, presents the history of inclusion in Caxias do Sul, legal milestones related to inclusion in the municipal education context, the implementation process of pedagogical advisories for inclusion, and their respective work. It is concluded that inclusion is an ongoing process today, prompting continuous investigation. The implementation of pedagogical advisories for inclusion in the SMED was influenced by the government's education plan during the period and the increased demand from schools for the inclusion process in the municipal network. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectEducação - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleO processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5222649258638198pt_BR
mtd2-br.author.lattesCARDOSO, AMALIA NOEMIApt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-08


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