• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Movimentos corporais na educação infantil : estimulação por meio de roteiros lúdico

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Milena Chiarani.pdf (1.416Mb)
Data
2019-12-15
Autor
Chiarani, Milena
Orientador
Moraes, Cineri Fachin
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A etapa da Educação Infantil envolve crianças de zero a cinco anos que são foco do trabalho pedagógico desenvolvido. Este precisa contemplar a ludicidade e o movimento corporal como partes fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Este estudo resulta do trabalho de conclusão de curso em Pedagogia, pela Universidade de Caxias do Sul e apresenta reflexões referentes ao estímulo de diferentes movimentos corporais associados à ludicidade e suas contribuições para o desenvolvimento motor da criança bem pequena no espaço da escola de Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa foi investigar por meio da pesquisa-ação de que forma a estimulação corporal por meio da ludicidade contribui para o desenvolvimento da criança na escola infantil. A metodologia empregada, portanto, trata-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação, esta realizada a partir de roteiros planejados e realizados por cinco crianças de aproximadamente três anos de idade em uma escola de Educação Infantil. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados construídos foram: Negrine (2002); Oliveira (2005); Gallahue, Ozmun e Goodway (2013); Tani (2002); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam que os estímulos corporais por meio da ludicidade para crianças bem pequenas contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades, como a socialização, a comunicação, a concentração, o equilíbrio, a atenção, entre muitos outros aspectos. Dessa forma, a etapa da Educação Infantil representa um momento fundamental para o desenvolvimento integral da criança e a escola deve oportunizar meios para que isso ocorra. Ter conhecimento em relação aos componentes do desenvolvimento psicomotor das crianças da Educação Infantil, bem como o planejamento de ações pedagógicas contribuem sobremaneira para a formação e desenvolvimento motor infantil (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6242
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV