dc.contributor.advisor | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.contributor.author | Chiarani, Milena | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Carara, Maria Christine Quillfeldt | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T16:27:15Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T16:27:15Z | |
dc.date.issued | 2019-12-15 | |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6242 | |
dc.description | A etapa da Educação Infantil envolve crianças de zero a cinco anos que são foco do trabalho pedagógico desenvolvido. Este precisa contemplar a ludicidade e o movimento corporal como partes fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Este estudo resulta do trabalho de conclusão de curso em Pedagogia, pela Universidade de Caxias do Sul e apresenta reflexões referentes ao estímulo de diferentes movimentos corporais associados à ludicidade e suas contribuições para o desenvolvimento motor da criança bem pequena no espaço da escola de Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa foi investigar por meio da pesquisa-ação de que forma a estimulação corporal por meio da ludicidade contribui para o desenvolvimento da criança na escola infantil. A metodologia empregada, portanto, trata-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação, esta realizada a partir de roteiros planejados e realizados por cinco crianças de aproximadamente três anos de idade em uma escola de Educação Infantil. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados construídos foram: Negrine (2002); Oliveira (2005); Gallahue, Ozmun e Goodway (2013); Tani (2002); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam que os estímulos corporais por meio da ludicidade para crianças bem pequenas contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades, como a socialização, a comunicação, a concentração, o equilíbrio, a atenção, entre muitos outros aspectos. Dessa forma, a etapa da Educação Infantil representa um momento fundamental para o desenvolvimento integral da criança e a escola deve oportunizar meios para que isso ocorra. Ter conhecimento em relação aos componentes do desenvolvimento psicomotor das crianças da Educação Infantil, bem como o planejamento de ações pedagógicas contribuem sobremaneira para a formação e desenvolvimento motor infantil (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Educação pelo movimento | pt_BR |
dc.title | Movimentos corporais na educação infantil : estimulação por meio de roteiros lúdico | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-16 00:00:00 | |