• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Mara Fabiane Reis Gomes.pdf (912.3Kb)
Data
2023-12-25
Autor
Gomes, Mara Fabiane Reis
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da pré-escola de uma Escola em Bragança-Pará no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Especificamente, identificar quais percepções de educação digital tem os professores da pré-escola de uma Escola em Bragança e de que forma tem utilizado as TDICs nos ambientes de aprendizagens; evidenciar quais os principais desafios dos professores da pré-escola de uma Escola em Bragança para o uso TDICs nessa etapa da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório e descritivo cujo enfoque está ancorado em um estudo de campo com a construção de um corpus a partir da transcrição de entrevistas com perguntas semiestruturadas. Portanto, um trabalho acadêmico, construído com rigor científico sobre uma temática tão emergente e necessária à educação dos tempos atuais, e que impõe aos seus pesquisadores uma grandiosa imersão teórica e um olhar sobre as práticas profissionais. Os teóricos que fundamentam a temática pesquisada e com os quais coadunamos com as ideias; são, Ariès (1978), Lévy (1999), Fantin (2010), Moran (2012), Kenski (2013), entre outros. Essa ação permitiu a profícua facilitação na organização textual e assim emergiram as categorias de análise dos dados produzidos nas entrevistas semiestruturadas: Percepção das Professoras, Potencialidades e motivação gerada pelas TDICs e Estrutura por meio das quais fez-se a análise dos dados e as configurações de inferências e da organicidade. Os resultados apontaram que as professoras de alguma forma têm utilizado as TDICs nos ambientes deaprendizagens, os dados nos trouxeram a compreensão sobre o conhecimento que possuem das várias possibilidades oriundas da utilização das TDICs em suas práticas, ou seja, os sujeitos pesquisados apontam as TDICs como aliadas no processo educacional e a compreensão da linguagem digital como campo indispensável ao currículo e ao ensino aprendizagem da Educação Infantil, contudo, paradoxalmente, reconhecem, desafios em relação ao uso das TDICs na pré-escola, dentre eles a falta de apropriação dessas ferramentas e sua integração nas rotinas educacionais e a falta de infraestrutura da escola lócus da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12896
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV