Navegação por assunto "Teachers, Training of"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 47
-
Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na educação infantil : decorrências para a prática pedagógica
(2017-03-17)O presente estudo, inserido da linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, aborda a relação entre gênero e docência na Educação Infantil. A questão central versa sobre os motivos que levam à interposição entre as ... -
Biologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
(2023-05-31)O avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
(2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
Concepções historiográficas e ensino de História: representações das práticas docentes (Caxias do Sul/RS: 1997-2019)
(2020-12-19)Essa pesquisa se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, vinculada a Linha História e Filosofia da Educação. O estudo investiga representações que os professores constroem ... -
A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si
(2016-05-25)A presente dissertação, cujo tema principal é a constituição da docência, vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A ... -
O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
(2019-03-06)O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade ... -
Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
(2019-07-24)Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
(2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
(2015-09-30)A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
(2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Docência nos anos finais do ensino fundamental e suas relações com as tecnologias digitais
(2020-03-11)Esta dissertação se legitima ao campo de investigação sobre a formação docente perpassando pela docência e pelas inovações no âmbito educacional. Esta pesquisa se propõe investigar a formação docente e suas contribuições ... -
Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de licenciatura em matemática do IFRS
(2016-11-22)Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática, nos campi Bento Gonçalves e Caxias do Sul do IFRS. Nosso recorte de ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
(2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
(2023-04-29)Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio ... -
Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história no Brasil sob o prisma estadunidense (1960-1970)
(2021-08-19)Esta pesquisa se dedica ao estudo do manual Estudos Sociais para crianças numa democracia com enfoque em sua materialidade e conteúdo. A obra foi originalmente publicada em 1956, por John U. Michaelis, Professor da Escola ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
(2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Formação continuada de professores : contribuições da resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-01-29)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
(2020-07-01)Desde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na ...