A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-04Autor
Lotes, Daiane
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se
ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e
experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]