• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Daiane Lotes.pdf (515.1Kb)
Data
2024-03-04
Autor
Lotes, Daiane
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13114
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV