Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.authorLotes, Daiane
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.otherSoave, Cláudia
dc.contributor.otherBoufleuer, José Pedro
dc.date.accessioned2024-03-05T17:40:07Z
dc.date.available2024-03-05T17:40:07Z
dc.date.issued2024-03-04
dc.date.submitted2023-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13114
dc.descriptionO professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe teacher, when carrying out his classroom practice, is based on the technical knowledge arising from his training, and, in addition, he takes with him pre-concepts that influence the decision-making to teach such a subject. This research proposes reflection on the continued training of vocational education teachers, based on Gadamer's hermeneutic approach to the pre-concept and its rehabilitation in the philosophical tradition. When dealing here with preconceptions, following the author's arguments, the text does so by highlighting this prior knowledge as a condition for understanding. It is important to highlight that in every teaching and learning relationship there are situations that go beyond the technical content taught in the classroom. The environment is also taken into consideration, and for this reason, talking about preconceptions in the continuing education of teachers is saying something that is not explicit and, therefore, the unusual is part of the process. The research has its theoretical orientation from the philosophical hermeneutics of Hans- Georg Gadamer, with regard to the concepts of experience, dialogue, deliberation and pre-concept as guiding thoughts in the continued training of teachers and as methodological guidance, reflections made from of the academic experiences of the author of the text in the continuing teacher training days. The research concludes that there is an improvement in the teaching and learning relationship and in the dynamics of continuing teacher training when the teacher's experiences are taken into account. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectContinuing education - Healthen
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.titleA formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosóficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7001862821875308pt_BR
mtd2-br.author.lattesLOTES, DAIANEpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRech, Gelson Leonardo
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples