A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
Data
2023-10-05Autor
Ness, Rúbia
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a organização curricular das escolas brasileiras. Diante dos desafios com a aplicação das normativas desse documento, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como a BNCC influencia no ensino e aprendizagem, no sentido de compreender como os professores de Matemática consideram a Base Nacional Comum Curricular no desenvolvimento da sua docência na Educação Básica. A construção deste percurso foi alicerçada pelo planejamento e aplicação de uma formação continuada para problematizar a docência de professores de Matemática de escolas de Educação Básica da cidade de Caxias do Sul, a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular, e focalizando a unidade temática Probabilidade e Estatística. O trabalho é estruturado em seções que versam sobre a formação e atuação de professores, e a importância da formação continuada para a docência; a Base Nacional Comum Curricular, suas diretrizes, organização e marcos legais; a área da Matemática na organização da BNCC; e a Probabilidade e Estatística em um currículo em espiral, que aborda o processo gradual de aprendizado ao longo dos anos. O curso de formação, que ocorreu em formato on-line, oportunizou aos professores participantes refletir sobre a sua prática docente, bem como aprimorar conhecimentos referentes à Base, à Matemática e à própria docência. Os resultados desta pesquisa evidenciam a adaptação dos participantes no curso de formação às orientações da Base, bem como à aplicação das diretrizes nas escolas em que atuam. Os professores demonstraram compreender a relevância de se ter um documento norteador como a BNCC, que orienta o ensino e explicita as aprendizagens essenciais e progressivas que os estudantes devem desenvolver, ao mesmo tempo em que lhes proporciona autonomia para organizar o currículo de acordo com a realidade de cada escola. Essa abordagem profissional e consciente dos educadores é fundamental para almejar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]