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dc.contributor.advisorLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.authorNess, Rúbia
dc.contributor.otherBoff, Daiane Scopel
dc.contributor.otherGiovannini Junior, Odilon
dc.date.accessioned2023-10-05T12:59:13Z
dc.date.available2023-10-05T12:59:13Z
dc.date.issued2023-10-05
dc.date.submitted2023-08-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12740
dc.descriptionA presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a organização curricular das escolas brasileiras. Diante dos desafios com a aplicação das normativas desse documento, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como a BNCC influencia no ensino e aprendizagem, no sentido de compreender como os professores de Matemática consideram a Base Nacional Comum Curricular no desenvolvimento da sua docência na Educação Básica. A construção deste percurso foi alicerçada pelo planejamento e aplicação de uma formação continuada para problematizar a docência de professores de Matemática de escolas de Educação Básica da cidade de Caxias do Sul, a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular, e focalizando a unidade temática Probabilidade e Estatística. O trabalho é estruturado em seções que versam sobre a formação e atuação de professores, e a importância da formação continuada para a docência; a Base Nacional Comum Curricular, suas diretrizes, organização e marcos legais; a área da Matemática na organização da BNCC; e a Probabilidade e Estatística em um currículo em espiral, que aborda o processo gradual de aprendizado ao longo dos anos. O curso de formação, que ocorreu em formato on-line, oportunizou aos professores participantes refletir sobre a sua prática docente, bem como aprimorar conhecimentos referentes à Base, à Matemática e à própria docência. Os resultados desta pesquisa evidenciam a adaptação dos participantes no curso de formação às orientações da Base, bem como à aplicação das diretrizes nas escolas em que atuam. Os professores demonstraram compreender a relevância de se ter um documento norteador como a BNCC, que orienta o ensino e explicita as aprendizagens essenciais e progressivas que os estudantes devem desenvolver, ao mesmo tempo em que lhes proporciona autonomia para organizar o currículo de acordo com a realidade de cada escola. Essa abordagem profissional e consciente dos educadores é fundamental para almejar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research approaches the topic of teacher's education, one of the worries of the researcher as a teacher, linked to the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC). Since its approval, BCNN guides the organization of the curriculum in Brazilian schools. Due to the challenges applying the regulation this document proposes, this paper aims to understand how the BNCC influences learning and teaching process in order to comprehend how Math teachers use the National Common Core Curriculum to develop their classes in the Basic Education. This path was built founded on planning and applying continuing education courses to discuss the teaching practice of Math teachers from Basic Education schools of the city of Caxias do Sul, according to the National Common Core Curriculum and focusing on the Probability and Statistics theme unit. The work is divided in sections that address the teacher's qualification and practice and the importance of continuing education for teaching; the National Common Core Curriculum guidelines, organization and legal frames; Mathematics organization in the BNCC; and the Probability and Statistics in a spiral curriculum, which guarantees a gradual learning process throughout the years. The educational course took place in an online format and it provided to the teachers participants to reflect about their teaching practice, as well as improve their knowledge on the National Common Core Curriculum, Math and teaching itself. The results of this research highlighted the adaptability of the participants of the educational course in relation to the National Common Core Curriculum and along with the guidelines of the schools where they work. The teachers showed that they understand the importance of a guiding document like BNCC, which leads and specifies the essential topics and the order they should be developed, at the same time it promotes autonomy to organize a curriculum according to the reality of each school. This professional and conscious approach of teachers is fundamental to seek quality of education aligned to the necessity of the society. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectCommon National Curriculum Baseen
dc.subjectMathematics (Elementary School)en
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectStudent teachingen
dc.titleA docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4473826043411456pt_BR
mtd2-br.author.lattesNess, Rúbiapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-10-04


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