• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Carla Furlani.pdf (952.1Kb)
Data
2022-06-11
Autore
Furlani, Carla
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, apresenta sua elaboração ao longo de três capítulos. O primeiro posiciona-se sob os aspectos da dança em formação, analisando a constituição da historicidade e a inferência da sensibilidade ao contexto vivido. O segundo aborda o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano, bem como a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações, diante da abertura à formação humana. No terceiro capítulo a dança articula-se à estrutura hermenêutica na experiência do acontecimento da obra, abarcando o seu dizer enquanto possiblidade de compreensão. Trata-se de texto resultante de pesquisa teórica, que se embasa na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, contando também com apoio em abordagens fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty. Os trabalhos de Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara são aproximados a fim de favorecer os desdobramentos sobre a formação e as experiências formativas a partir da sensibilidade. Para abordar dança e movimento recorre-se a Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier e Tereza Rocha. A dissertação, em seu conjunto, apresenta reflexões sobre a constituição da formação na experiência da dança, sobretudo na possibilidade de compreensão perante as ações constituintes da própria existência. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10276
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV