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dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorSilva, Micheli Porn da
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.otherStumpf, Marianne Rossi
dc.date.accessioned2022-07-07T12:13:15Z
dc.date.available2022-07-07T12:13:15Z
dc.date.issued2022-07-07
dc.date.submitted2022-04-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10683
dc.descriptionEssa dissertação tem com como objetivo analisar como os professores surdos e os alunos egressos de uma escola bilíngue para Surdos percebem o papel da comunidade escolar na constituição da identidade surda. Para esse estudo, tomou-se conceitos estruturantes como a língua de sinais, a identidade, a identidade surda, a experiência, a educação de surdos, a educação bilíngue para surdos e a busca por conhecer como os professores e egressos surdos percebem a escola a partir de Hall (2006), Larrosa (2011), Perlin (2005), Quadros (1997), Skliar (2005), dentre outros. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. O contexto deste estudo é uma escola bilíngue para surdos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professores surdos e seis estudantes surdos egressos de escola bilíngue do interior do Rio Grande do Sul. A entrevista foi realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de resgatar as experiências vividas por meio das ideias e das compreensões expressas, relacionadas à identidade surda e as vivências escolares e familiares. Foi utilizado como método a análise de conteúdo de Bardin (1991), com a qual chegou-se a duas categorias: 1) Experiências Escolares e Impactos nas Identidades e 2) Interações e Identidades. A primeira categoria foi organizada em duas subcategorias a) Oralismo e Ouvintismo e b) Libras e Cultura Surda. A segunda categoria, também foi dividida em duas subcategorias: a) Interação com Professores e b) Interação entre Surdos. As entrevistas relatam a experiência surda dos professores e dos egressos, os quais têm relações pares no desenvolvimento das identidades surdas. As escolas de surdos têm valorização própria da identidade e da cultura surda, os quais são conceitos bastante relacionados a um jeito único de Ser Surdo: a identidade surda, a literatura surda, a língua materna, a pedagogia surda, a comunidade surda, a arte surda e a poesia em Libras do sujeito surdo. Conclui-se que a escola e os professores surdos têm papel fundamental na identidade e língua de sinais. Compreender as entrevistas a partir do conceito de experiência de Larrosa (2011), em sua singularidade e pluralidade, ajudou a dar força para as lembranças e narrativas que afetaram cada participante e que fizeram sentido ao considerar as diferentes narrativas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how deaf teachers and students from a bilingual school for the Deaf perceive the role of the school community in the constitution of the deaf identity. For this study, structuring concepts such as sign language, identity, deaf identity, experience, deaf education, bilingual education for the deaf and the quest to know how teachers and deaf graduates perceive the school as from Hall (2006), Larrosa (2011), Perlin (2005), Quadros (1997), Skliar (2005), among others. This research is qualitative and exploratory in nature. The context of this study is a bilingual school for the deaf. Semi-structured interviews were carried out with four deaf teachers and six deaf students from bilingual school in the interior of Rio Grande do Sul. The interview was conducted in Brazilian Sign Language (Libras), with the aim of rescuing the lived experiences through the expressed ideas and understandings, related to the deaf identity and school and family experiences. Bardin's content analysis (1991) was used as a method, with which two categories were arrived at: 1) School Experiences and Impacts on Identities and 2) Interactions and Identities. The first category was organized into two subcategories a) Oralism and Listening and b) Libras and Deaf Culture. The second category was also divided into two subcategories: a) Interaction with Teachers and b) Interaction between the Deaf. The interviews report the deaf experience of teachers and graduates, who have peer relationships in the development of deaf identities. Schools for the deaf have their own appreciation of deaf identity and culture, which are concepts closely related to a unique way of being Deaf: deaf identity, deaf literature, mother tongue, deaf pedagogy, the deaf community, art deaf and the poetry in Libras of the deaf subject. It is concluded that the school and the deaf teachers have a fundamental role in the identity and sign language. Understanding the interviews based on Larrosa's (2011) concept of experience, in its singularity and plurality, helped to give strength to the memories and narratives that affected each participant and that made sense when considering the different narratives. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectDeaf - Educationen
dc.subjectEducation, Bilingualen
dc.subjectTeachers - In-service trainingen
dc.subjectBrazilian sign languageen
dc.titleA constituição da identidade de estudantes surdos : o protagonismo dos surdos na escola bilínguept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8178127164397473pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, M. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-01-04


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