Mostra i principali dati dell'item
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
dc.contributor.advisor | Pescador, Cristina Maria | |
dc.contributor.author | Domeneghini, Daiana | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Boeira, Adriana Ferreira | |
dc.contributor.other | Menezes, Crediné Silva de | |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T14:41:53Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T14:41:53Z | |
dc.date.issued | 2022-07-08 | |
dc.date.submitted | 2022-04-26 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/10684 | |
dc.description | A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The research is about the insertion of Artificial Intelligence techniques in education. More precisely, it discusses the use of intelligent tutoring systems to promote personalized teaching and learning. Although social transformations, even in different periods, have been entering the daily life of society and changing its habits, the technological mutation, incorporated in virtualization and connectivity, permeates this cultural space and challenges the traditional model of the teaching and learning binomial. Change can be fundamental when it is possible to recognize a social need and, in this perspective, the general objective of to identify the characteristics that have the use of artificial intelligence techniques as a mediating practice for teaching and learning. To fulfill the main objective, we chose to build a bibliographic research of an exploratory qualitative nature, based on the main scientific authors such as Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Levy (1999); Lévy (2001); Palaces (2009); Simões (2009); Turing (1950) and Vicari (2018). The results of this investigation showed that the contemporary subject is already experiencing technological change, which signals the importance of intelligent tutoring systems to enter school spaces in order to follow everyday trends. Similarly, it is possible to develop student skills and abilities through the use of resources derived from AI techniques to offer contemporary teaching and learning. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Artificial intelligence | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9798692514165521 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Daiana Domeneghini | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Nova Prata | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-07-08 |