• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Jean Hugo Callegari.pdf (3.415Mb)
Data
2016-01-27
Autor
Callegari, Jean Hugo
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos da Ética Hacker, do Construtivismo e do Construcionismo. Para dar conta do objetivo, valeu-se de oficinas que utilizaram os recursos dos sistemas de montagem e motores da LEGO®, do Scratch e do Arduino, em um estudo de caso, de caráter exploratório, atuando como facilitador, e pesquisador. Das oficinas participaram seis crianças/jovens, de 11 a 13 anos, pertencentes ao projeto Mais Educação, de uma escola da serra Gaúcha. O Método Clínico de Piaget foi inspirador das intervenções, durante as oficinas, e suporte para a análise de dados, possibilitando o surgimento de um eixo de autoanálise do pesquisador. Mesmo que entremeados por movimentos de coação e conformismo, a análise dos dados apresenta indícios do estabelecimento de processos de cooperação, intelectual e moral, nos momentos em que os sujeitos tiveram seus interesses e saberes respeitados. Os resultados indicam que a utilização da Robótica Educativa, em um ambiente de trabalho em equipe, através da autogovernância, pode ser fator de promoção da construção de novos saberes e é capaz de contribuir para preparação do sujeito para a vida em sociedade, respeitando o outro. As atividades, atrativas por assumir a forma de entretenimento, podem auxiliar na formação de sujeitos ativos na construção de novos saberes, de ordem intelectual e moral. Para concluir, apresenta-se alguns princípios para o esenvolvimento de atividades com Robótica Educativa, em ressonância com os preceitos aqui defendidos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV