• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Jean Hugo Callegari.pdf (3.415Mb)
Datum
2016-01-27
Autor
Callegari, Jean Hugo
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos da Ética Hacker, do Construtivismo e do Construcionismo. Para dar conta do objetivo, valeu-se de oficinas que utilizaram os recursos dos sistemas de montagem e motores da LEGO®, do Scratch e do Arduino, em um estudo de caso, de caráter exploratório, atuando como facilitador, e pesquisador. Das oficinas participaram seis crianças/jovens, de 11 a 13 anos, pertencentes ao projeto Mais Educação, de uma escola da serra Gaúcha. O Método Clínico de Piaget foi inspirador das intervenções, durante as oficinas, e suporte para a análise de dados, possibilitando o surgimento de um eixo de autoanálise do pesquisador. Mesmo que entremeados por movimentos de coação e conformismo, a análise dos dados apresenta indícios do estabelecimento de processos de cooperação, intelectual e moral, nos momentos em que os sujeitos tiveram seus interesses e saberes respeitados. Os resultados indicam que a utilização da Robótica Educativa, em um ambiente de trabalho em equipe, através da autogovernância, pode ser fator de promoção da construção de novos saberes e é capaz de contribuir para preparação do sujeito para a vida em sociedade, respeitando o outro. As atividades, atrativas por assumir a forma de entretenimento, podem auxiliar na formação de sujeitos ativos na construção de novos saberes, de ordem intelectual e moral. Para concluir, apresenta-se alguns princípios para o esenvolvimento de atividades com Robótica Educativa, em ressonância com os preceitos aqui defendidos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV