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Muros e pontes? políticas públicas e arte na periferia

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Dissertação Idalzi Stockmans.pdf (6.791Mb)
Data
2022-08-26
Autor
Stockmans, Idalzi
Orientador
Ceccagno, Douglas
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação é resultado de pesquisa envolvendo os temas periferia, arte e fomento, considerando movimentos e ações afirmativas atuais. Tem, como objetivo geral, verificar dificuldades e possibilidades de acesso dos artistas e agentes culturais moradores da periferia urbana de Caxias do Sul - RS, aos mecanismos públicos de fomento à cultura. Neste sentido, o problema da pesquisa ficou assim definido: Quais as dificuldades e possibilidades dos agentes culturais moradores da periferia urbana de Caxias do Sul - RS, no sentido de acesso aos mecanismos públicos de fomento à cultura? A fundamentação teórica tem como base pensadores contemporâneos, como Ermínia Maricato (2013), Augusto Boal (2009), Paulo Freire (1987-2000), Boaventura Santos (2018), Denise Carreira (2018), entre outros, entrelaçando ideias de arte, políticas públicas e periferia urbana. Em termos metodológicos, o trabalho associa revisão bibliográfica; análise de documentos; múltiplas aproximações investigativas com os sujeitos da pesquisa, em interações de oficinas, espetáculos, reuniões; planejamento e publicação de edital Uno-me, coordenação das interações decorrentes deste edital; produção e veiculação de depoimentos, relatos biográficos dos agentes culturais nascidos e residentes na periferia urbana de Caxias do Sul; e entrevistas. A partir da realização do edital Uno-me, foram contemplados 14 artistas. Para responder ao nosso problema, construímos um histórico de investimentos em mecanismos de fomento à cultura, por parte do poder público de Caxias do Sul, desde a criação da Secretaria Municipal da Cultura, em 1997, até 2020, e analisamos outros documentos públicos vinculados à cultura da cidade. Concluímos a partir desta investigação que ações afirmativas referentes à cultura, por parte do poder público, aplicadas às periferias urbanas são urgentes e imprescindíveis, para promover a equidade social, mas devem ser construídas a partir da escuta das demandas dos sujeitos, habitantes de cada território. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10912
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

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