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dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorCrippa, Márcio Filipe
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherTauchen, Gionara
dc.date.accessioned2022-09-13T14:08:39Z
dc.date.available2022-09-13T14:08:39Z
dc.date.issued2022-09-09
dc.date.submitted2022-07-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10945
dc.descriptionObservando o impacto que a educação possui na vida do ser humano, os aspectos históricos envolvendo o processo educativo e como isso culmina na constituição do perfil pessoal e profissional, este estudo versa sobre a avaliação formativa na educação superior. Desta forma, este estudo se propõe investigar como vêm sendo desenvolvidos os processos da avaliação das aprendizagens, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade de Caxias do Sul. Para fornecer subsídios ao alcance do objetivo da pesquisa, constituíram-se como objetivos específicos: a) construir um quadro teórico sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, por meio de revisão bibliográfica, visando a estruturação de referências para o processo de pesquisa; b) identificar as orientações do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade de Caxias do Sul, em relação ao processo de avaliação da aprendizagem; c) analisar os depoimentos dos professores sobre o processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista a perspectiva de avaliação formativa; d) encontrar convergências sobre a avaliação da aprendizagem proposta pelos documentos institucionais e os depoimentos dos professores frente ao processo de avaliação formativa. Para alcançar os objetivos propostos, o percurso metodológico foi definido em três momentos: primeiro, a fase exploratória, a partir da construção do referencial teórico e da revisão bibliográfica realizada nos portais de cunho científico da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Thesaurus Brasileiro da Educação e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); segundo, o trabalho de campo, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os professores do curso de Licenciatura em Matemática e o alcance aos documentos institucionais (PPI e PPC); e terceiro, a análise e o tratamento do material coletado, por meio da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016), através dos processos de unitarização, categorização e a construção do metatexto. A partir da análise dos depoimentos dos professores participantes da pesquisa e dos documentos institucionais, evidenciou-se que o curso de Licenciatura em Matemática encontra-se em um movimento inicial de superação da concepção tradicional de avaliação à uma concepção de formativa da avaliação. Este ainda utiliza a realização de provas e de exames como instrumento avaliativo principal, e tem a diferenciação entre as disciplinas de cunho específico e pedagógicas. Evidenciou-se que o curso se encontra nesse movimento de transição pela possibilidade de diversificar os instrumentos avaliativos a partir dos Trabalhos Discente Eletivos (TDEs), pela consciência de que o erro é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e que a aula acolhe o estudante na superação das dificuldades, além de considerar o (re)planejamento docente frente às lacunas de aprendizagens apresentadas. Desta forma, este estudo reverbera que o processo de avaliação está ligado às aprendizagens que o estudante constrói ao longo de todo o período letivo, a partir do processo de (re)planejamento docente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractObserving the impact that education has on human life and the historical aspects involving the educational process, this study deals with formative assessment in higher education. Thus, this study aims to investigate how the learning assessment processes have been developed along with the Mathematics Licentiate Degree course at the University of Caxias do Sul. In order to provide subsidies to reach the research objective, the following specific objectives were constituted: a) build a theoretical framework on the assessment of learning in higher education, through literature review, aiming at structuring references for the research process; b) identify the guidelines of the Institutional Pedagogical Project (IPP) and the Pedagogical Project of the Licentiate Degree in Mathematics Course (PPC) at the University of Caxias do Sul, in relation to the learning assessment process; c) analyze the testimonies of teachers about the learning assessment process developed in the Mathematics Licentiate Degree course, in view of the formative assessment perspective; d) find convergences on the learning assessment proposed by the institutional documents and the testimonies of the teachers in relation to the formative assessment process. To achieve the proposed objectives, the methodological route was divided into three moments: the exploratory phase, based on the construction of the theoretical framework and the bibliographic review carried out in the scientific portals of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (DLTD), Brazilian Thesaurus of Education and Periodicals Portal of the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES); fieldwork, through semi-structured interviews with teachers of the licentiate degree in mathematics and the scope of institutional documents (IPP and PPC); and the analysis and treatment of the collected material, through Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2016), through the processes of unitarization, categorization and the construction of the metatext. From the analysis of the testimonies of the teachers participating in the research and the institutional documents, it became evident that the licentiate degree course in mathematics is in an initial movement of overcoming the traditional conception of evaluation to a formative conception of evaluation, for still being present tests and exams as the main assessment instrument, and the differentiation between specific and pedagogical disciplines. It was evident that the course is in this transition movement due to the possibility of diversifying the assessment instruments from Elective Student Work (ESWs), due to the awareness that error is an integral part of the teaching and learning process and that the class welcomes the student in overcoming difficulties, in addition to considering the teaching (re)planning in view of the learning gaps presented. In this way, this study reflects that the evaluation process is linked to the learning that the student builds throughout the entire academic period. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem- Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Matemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Matemáticapt_BR
dc.subjectLearning - Evaluationen
dc.subjectEducation, Higher - Mathematicsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectUniversity of Caxias do Sul. University Campus of Caxias do Sul. Math courseen
dc.titleO processo de avaliação da aprendizagem na perspectiva da avaliação formativa, no curso de licenciatura em matemática da Universidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2158695823227323pt_BR
mtd2-br.author.lattesCrippa, Márcio Filipept_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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