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dc.contributor.advisorLia, Cristine Fortes
dc.contributor.authorHerpich, Ricardo Luis
dc.contributor.otherRadünz, Roberto
dc.contributor.otherSantos, Rodrigo Luis dos
dc.date.accessioned2022-09-22T13:11:27Z
dc.date.available2022-09-22T13:11:27Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.date.submitted2022-06-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10963
dc.descriptionA presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da história local para proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem a partir da realidade em que estão inseridos. O trabalho se inicia analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino de História no Brasil e, consequentemente, de que forma as diversas escolas historiográficas influenciaram o processo de ensino, bem como as abordagens utilizadas em determinados períodos da história foram utilizadas para atender os anseios de sua época, para a criação de uma identidade nacional por meio da exaltação de heróis e da formação do espírito patriótico, até chegarmos às novas leis da educação, a fim de debater as responsabilidades sociais inseridas no ensino de História. O estudo apresenta as noções de história local e global e a perspectiva das muitas histórias que se constituem a partir dos inúmeros processos históricos que ocorrem em uma determinada sociedade, analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino da história local, no caso específico da cidade de Barão, por meio do Projeto Conhecendo o Município, uma vez que, essa forma de ensino pode possibilitar uma melhor compreensão da realidade vivida pelas sociedades atuais. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História: Mestrado Profissional, para sua construção foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como: documentos, jornais, encartes, fontes bibliográficas, fotos e mapas. O trabalho procura abordar ainda, como o ensino da história local pode contribuir para a preservação da memória e a construção da identidade do povo baronense, no qual, os conceitos se entrelaçam para a efetivação dos sentimentos de pertencimento e de identidade coletiva. Como resultado desta pesquisa, foi criado um álbum de figurinhas sobre a História de Barão, com textos, imagens, mapas e documentos, podendo servir de apoio pedagógico a professores e estudantes da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation approaches the teaching of History in the city of Barão, Rio Grande do Sul, having as a principle to compare the proposals for teaching History in different contexts, highlighting the importance of teaching local history to provide students with a learning process based on of the reality in which they are inserted. The work begins by analyzing the evolution and transformations that have taken place in the teaching of History in Brazil and, consequently, how the different historiographical schools influenced the teaching process, as well as the approaches used in certain periods of history were used to meet the desires of his time, for the creation of a national identity through the exaltation of heroes and the formation of the patriotic spirit, until we reach the new laws of education, in order to debate the social responsibilities inserted in the teaching of History. The study presents the notions of local and global history and the perspective of the many stories that are constituted from the numerous historical processes that occur in a given society, analyzing the evolution and transformations that occurred in the teaching of local history, in the specific case of the city. de Barão, through the Knowing the Municipality Project, since this form of teaching can enable a better understanding of the reality experienced by today's societies. This research was developed together with the Graduate Program in History: Professional Master's, for its construction different methodological approaches were used, such as: documents, newspapers, inserts, bibliographic sources, photos and maps. The work also seeks to address how the teaching of local history can contribute to the preservation of memory and the construction of the identity of the baroness people, in which the concepts are intertwined for the realization of feelings of belonging and collective identity. As a result of this research, an album of stickers was created on the History of Barão, with texts, images, maps and documents, which can serve as pedagogical support for teachers and students of basic education. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectIdIdentity (Psychology)en
dc.subjectLocal historyen
dc.titleHá um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/6662806996016812pt_BR
mtd2-br.author.lattesHERPICH, Ricardo L.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-09-21


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