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dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorSchmidt, Sintian
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.date.accessioned2016-01-29T17:05:23Z
dc.date.available2016-01-29T17:05:23Z
dc.date.issued2016-01-29
dc.date.submitted2015-02-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1097
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo compreender os movimentos da gestão escolar no processo de inserção das tecnologias móveis na escola com base na Teoria dos Possíveis de Jean Piaget (1985, 1986, 1987). A cartografia, proposta por Deleuze e Guattari (1995) e descrita por Kastrup (2007, 2009, 2013), é a opção metodológica que orienta esse estudo, guiada pela pista da atenção e suas quatro variedades: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A pesquisa se divide em dois movimentos: a construção da base teórica e a análise dos dados. No primeiro movimento foram realizados quatro pousos com a intenção de constituir o cenário da pesquisa. O primeiro deles é a cultura digital, apresentada pelas ideias de Levy (1999), Lemos (2003, 2004, 2009) e Castells (2003), configurando a sociedade marcada pelos avanços da microeletrônica, na convergência entre a informática com as telecomunicações, e pelos processos de reconfiguração, liberação do polo de emissão e conexão generalizada. O segundo pouso se aproxima das tecnologias na educação, especificamente do Projeto Um Computador por Aluno, retratando a história do processo de informatização das escolas públicas brasileiras até chegar na modalidade 1:1, a partir de Kenski (2007), Almeida (1997, 1999, 2000), Valente (1997). No terceiro pouso há uma aproximação da escola, campo da pesquisa, mais especificamente da gestão escolar, que constitui os sujeitos a serem investigados. Lück (2000) é a base para explicar o avanço no papel do gestor escolar a partir da legislação vigente. O quarto pouso trata da Teoria dos Possíveis de Piaget (1985, 1986, 1987), do problema da produção de novidades, entendida aqui como uma possibilidade para compreender os movimentos da gestão escolar a partir da inserção dos laptops educacionais. O segundo movimento da pesquisa é marcado pela análise dos dados. A construção dos dados foi realizada a partir dos registros gerados durante o projeto Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital, (UCS, UFRGS e UNISINOS), do diário de itinerância da pesquisadora e da transcrição de cinco entrevistas feitas com os gestores escolares de uma escola participante da fase 2 do projeto piloto UCA. Os movimentos mapeados foram apresentados em três pousos. O primeiro trata das percepções dos gestores escolares, explicitando suas concepções acerca do seu papel. O segundo pouso fala da gestão de pessoas, marcado por perturbações que geraram a saída de professores da escola e a composição de um novo quadro de pessoal, revelando pseudo-impossibilidades e a abertura para novos possíveis. O terceiro pouso analisa a gestão na sua dimensão pedagógica, evidenciando a dicotomia entre o técnico e o pedagógico, bem como as ações da gestão na perspectiva de viabilizar o planejamento e a utilização dos laptops na escola. As condutas adotadas demonstram movimentos de resistência e abertura para novidades, levando a mudanças pedagógicas. Esta pesquisa se destaca pelo olhar atento e escuta sensível dos sujeitos que compõem a gestão escolar, que revelaram um constante devenir na abertura de novos possíveis a partir das perturbações apresentadas com a inserção de tecnologias móveis na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s thesis has the purpose of understanding movements of school administration in the process of introducing moblile technology in school in view of Jean Piaget’s Possibility and Necessity(1985, 1986, 1987). Cartography, as proposed by Deleuze and Guattari (1995) and described by Kastrup (2007, 2009, 2013), is the methodology chosen to lead this study, guided by attention as its clue, considering its 4 varieties: tracking, touching, landing and attentive recognition. According to this perspective, the research is divided in 2 movements: constructing the theoretical basis and analyzing data. In the first movement, 4 landings took place aiming at the constitution of the setting of the research. The first one is digital culture, presented according to Levy (1999), Lemos (2003, 2004, 2009), and Castells (2003), and set by a society marked by the advances of microelectronics, in the convergence between information technology and telecommunication, and by the processes of reconfiguration, disengagement of the emission pole, and generalized connection. The second landing approaches technologies in education, especially the Brazilian Project One Laptop per Student, depicting the history of the computerizing process in Brazilian public schools until the 1:1 mode, as per Kenski (2007), Almeida (1997, 1999, 2000), and Valente (1997). In the third landing, the school – research field – is approached, more specifically school administration, constituting the subjects on whom the investigation will focus. Lück (2000) is the basis to explain the advance in the role of the school manager from the insertion of the educational laptops. The second movement in the research is highlighted by the data analysis. Data were built from registers generated during the research project “Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital”, (UCS, UFRGS e UNISINOS), from the researcher’s diary, and from the transcript of 5 interviews carried out with the school administrators of a school that participated in phase 2 of the UCA pilot project. Movements that were mapped were presented in 3 landings. The first one deals with the perceptions of the school’s administrators. The second talks about managing people, and it is marked by disturbances that originated teacher’s departure of the school and the composition of new personnel, revealing pseudo-impossibilities and opening to the new possible. The third landing analyses management in its pedagogical dimension, pointing out the dichotomy between technical and pedagogical, as well as the actions of the administration in the perspective of making it feasible to plan and use the laptops in the school. The conducts that were adopted show movements of resistance and openness to novelties, leading to pedagogical changes. This research stands out for the discerning look and sensitive listening of the subjects that make up the school administration, which reveal constant becoming in the openness towards the new possible from the disturbances that have arisen with the insertion of mobile technologies in the school.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectSistemas de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectInstructional systemspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleTecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5834613945651981pt_BR
mtd2-br.author.lattesSCHMIDT, S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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