• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC

Thumbnail
Ver/
Dissertação Cíntia Werle.pdf (37.02Mb)
Produto educacional Cintia Werle.pdf (4.381Mb)
Fecha
2022-09-27
Autor
Werle, Cíntia
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), proposto por Fourez (1997), para promover a alfabetização científica e tecnológica (ACT) desses estudantes por meio do Ensino de Astronomia. Esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a aplicação do método de IIR no formato online na promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: promover o Ensino de Astronomia por meio do método de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; desenvolver os atributos da ACT pelos estudantes: a comunicação, a autonomia e o domínio do tema; e criar um guia para professores sobre o Ensino de Astronomia utilizando o método de IIR, de acordo com os pressupostos da BNCC. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 9o ano, de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o ano de 2020. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Esta pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é uma intervenção pedagógica. Os resultados alcançados, com as atividades desenvolvidas, demonstram que por meio da construção da IIR ocorreu o desenvolvimento dos atributos da ACT por parte dos estudantes: autonomia na execução das atividades, comunicação com os grupos de trabalho e durante as apresentações, e domínio do tema escolhido. O produto educacional desta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam desenvolver essa temática na Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10991
Colecciones
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV