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dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorSilva, Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdo
dc.contributor.otherRückert, Fabiano Quadros
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Angela
dc.date.accessioned2022-10-11T12:52:21Z
dc.date.available2022-10-11T12:52:21Z
dc.date.issued2022-10-11
dc.date.submitted2022-09-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11043
dc.descriptionEsta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Padre Cícero, localizado no município de Juazeiro do Norte-CE. O trabalho teve como recorte temporal o período compreendido entre o ano de 1927, data que marca a fundação do primeiro grupo escolar da cidade, e o ano de 1939, assinalado por serem os anos iniciais de funcionamento do grupo em prédio próprio, advindo a ser nomeado Grupo Escolar Padre Cícero, como forma de homenagear o patriarca e ex-prefeito da municipalidade. Objetivou-se analisar e compreender as práticas e representações de escolarização que contribuíram para a constituição da escola, identificando e caracterizando as práticas educacionais, estabelecendo as relações de contexto social, político e cultural. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados pela história cultural, valendo-se das contribuições dos autores como Peter Burke (2005), Roger Chartier (2002), Verena Alberti (2013), Le Goff (1990) e Pesavento (2008), entre outros escritores. Para a conceituação de culturas escolares, mencionamos em meio aos demais, as contribuições de Viñao Frago (1995; 2001; 2002), Vidal (2005; 2009) e Faria Filho (2002; 2007). Na metodologia foram analisadas as memórias como documento, a partir de Grazziotin; Almeida (2012), Amado e Ferreira (2005) e recorreu-se à análise documental. Além disso, foi realizada entrevista com uma aluna egressa e com um historiador do município que também estudou nas dependências do grupo e que, posteriormente, exerceram a função de professores da escola pesquisada, quando esta já era escola de ensino fundamental. Para além das memórias dispostas, a partir da metodologia da história oral, foram analisados diversos documentos, a exemplo de Livro de Atas da Caixa Escolar de Juazeiro do Norte, fotografias, Certidão do Cartório de Registro de Imóveis referente ao grupo, planta baixa do espaço escolar, Decretos, Ofícios, em meio a outras fontes encontradas nos arquivos da Biblioteca do Memorial Padre Cícero. A pesquisa constituiu-se em seis capítulos. Conclui-se, com esta investigação, que o grupo escolar buscou conservar parte da sua arquitetura primária ao longo do tempo. No que diz respeito ao período analisado (1927-1939), identificam-se a intervenção e a autoridade nacionalista presente nos processos de escolarização, manifestadas nas comemorações cívicas, cerimônias, desfiles e exames. A propagação dos ideais políticos republicanos revelados nas solenidades, que assinalou os períodos do calendário escolar, se distingue pela aparição e valorização de símbolos nacionais e ordenamento de corpos. Os eventos organizados para o encerramento do ano letivo eram palco para os discursos das autoridades, em que o desempenho dos alunos era tornado público e esses momentos eram iniciados e encerrados com o canto do Hino Nacional. Para além destas apreensões, a pesquisa permitiu inferir, diante das análises, as representações referentes à cultura da localidade, revelando a maneira pela qual a existência da instituição escolar disponibilizou elementos para que específica modalidade de instrução desenvolvida conservasse ao longo do tempo memórias que definem a cultura escolar de determinado período. A produção histórica construída por meio de documentos e das memórias dos sujeitos despontam na aspiração de colaborar com outras pesquisas que tenham o intento de apresentar os processos de escolarização da cidade de Juazeiro do Norte. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates constituting process of Grupo Escolar Padre Cícero school, located in the municipality of Juazeiro do Norte-CE. The time frame considered in this work is the period between the year 1927, the date of the foundation of the first school group in the town, and the year 1939, pointed as the initial years of operation of the group in its own building, resulting in the school named Grupo Escolar Padre Cícero, to honor the patriarch and former mayor of the municipality. The objective was to analyze and understand the practices and representations of schooling that contributed to the constitution of the school, identifying, and characterizing educational practices, establishing the relationships of social, political, and cultural context. The theoretical and methodological assumptions were guided by cultural history, drawing on the contributions of the authors such as Peter Burke (2005), Roger Chartier (2002), Verena Alberti (2013), Le Goff (1990), and Pesavento (2008), and other writers. For the conceptualization of school cultures, we highlight the contributions of Viñao Frago (1995; 2001; 2002), Vidal (2005; 2009), and Faria Filho (2002; 2007). In the methodology memories were analyzed as a document, from Grazziotin; Almeida (2012), Amado and Ferreira (2005), therefore documental analysis was used. Additionally, an interview with a graduate student and a historian from the municipality were conducted. The latter also studied on the premises of the group, and both subsequently worked as teachers at the school surveyed, when this was already a school of basic primary education. Beyond the arranged memories, from the methodology of oral history, several documents were analyzed, such as the Book of Minutes of Caixa Escolar of Juazeiro do Norte, photographs, Certificate of the Registry of Properties related to the group, floor plan of the school space, Decrees, Letters, among other sources found in the archives of the Library of Memorial Padre Cícero. This research is organized in six chapters. From it, we conclude that the school group sought to conserve part of its architecture throughout the time. For the period under review (1927-1939), the intervention and the nationalist authority are identified; they were present in the processes of schooling, manifested in civic celebrations, ceremonies, parades, and exams. The spread of Republican political ideals revealed at the solemnities, which marked the periods of the school calendar, is distinguished by the value given to national symbols and body planning. The events organized for the end of the school year were the stage for the speeches of the authorities, in which the students' performance was made public and these moments were always initiated and closed with the singing of the National Anthem. Going beyond these apprehensions, the research allowed us to infer, in the face of the analysis, the representations regarding the culture of the locality, revealing the way in which the existence of the school institution provided elements for which specific modality of instruction developed retains over time memories that define the school culture of a given period. The historical production constructed through documents and memories of the subjects emerge in the aspiration to collaborate with other pieces of research that intend to present the schooling processes in the town of Juazeiro do Norte. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - História - Juazeiro do Norte (CE)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectEscolas - História - Juazeiro do Norte (CE)pt_BR
dc.subjectEducation - History - Juazeiro do Norte (Brazil)pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCollective memorypt_BR
dc.subjectSchools - History - Juazeiro do Norte (Brazil)pt_BR
dc.titleHistórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/6525540084642391pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, Francisca Simere Gomes Leocádio Figueirêdopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-10-06


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