Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
Fecha
2022-10-21Autor
Kaodoinski, Fabiana
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo 'R' (inserido em um Programa de Reestruturação Curricular institucional), a fim de indicar caminhos à gestão acadêmica. A fundamentação teórica pautou-se, centralmente na teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot (2013, 2005, 2000) e nos conceitos de: afiliação, de Coulon (2008); experiência, de Dewey (1976, 1979, 2010); educação superior, de Magalhães (2019) e Dias Sobrinho (2010); desagregação, de Tristan McCowan (2018); currículo, de Sacristán (2000) e Moreira (2013); linguagem, de Benveniste (2006); alteridade em Platão (2003); performatividade, de Stephen Ball (2004); universidade comunitária, de Fioreze (2017) e Longo (2019); gestão de instituição comunitária, de Frantz (2006); complexidade, de Morin (1973, 2002), e na tríade concebido, vivido e percebido de Lefebvre (1971). Com base nas teorias contempladas nesta investigação e nos conceitos autorais elaborados referentes ao design de experiência acadêmica, foi estabelecido diálogo com os dados empíricos, construídos com base em 134 interações de estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao instrumento intitulado Balanço da Experiência, o qual foi introduzido por questionário socioeconômico. As narrativas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Foram realizados, também, distanciamentos e aproximações das percepções dos estudantes em relação a documentos que revelam o concebido institucional, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021 da UCS e os Cadernos da PRAC (2020). Como ferramenta de apoio, foi utilizado o software Exploratory na geração de gráficos, nuvem de palavras e explicitação de agrupamentos temáticos. Seis foram as categorias emergentes das narrativas estudantis: a) conquista; b) superação; c) movimento, crescimento, transformação de si, do outro e do mundo; d) pertencimento e inserção na comunidade; e) conhecimento; f) convivência. Os resultados da pesquisa apontam o diálogo como elemento central da relação com o saber na universidade comunitária. Assim, indicam a necessidade de os acadêmicos serem escutados em seus anseios ao longo do percurso de execução curricular. Diante do cruzamento dos dados, aponta-se um percurso orientativo de ações para a gestão universitária. A tese defendida é de que, ao considerar e inter-relacionar sistemicamente dimensões do design de experiência acadêmica - que envolve design de trajetória acadêmica e design de vivência acadêmica (nas perspectivas estudantil e institucional) -, a gestão acadêmica da universidade comunitária: a) fortalece o diálogo e a participação; b) potencializa o processo de afiliação do discente, contribuindo para a ampliação do pertencimento e para a permanência dele ao longo da trajetória de execução curricular; c) compreende e assume com mais propriedade a finalidade da instituição comunitária, voltada ao bem-comum; e d) gera mais subsídios para o design de gestão no enfrentamento da crise de identidade que permeia a educação superior e na definição de futuros institucionais.[resumo fornecido pelo autor]