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dc.contributor.advisorLorenzini, Rosane Inês Fontana
dc.contributor.authorCaprini, Nicole dos Santos
dc.contributor.otherBertele, Elizabete
dc.contributor.otherCamardelo, Ana Maria Paim
dc.date.accessioned2022-11-03T11:48:01Z
dc.date.available2022-11-03T11:48:01Z
dc.date.issued2022-09-26
dc.date.submitted2022-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11097
dc.descriptionA presente monografia tem como temática o Transtorno do Espectro do Autismo, a qual se delimitou como problema de pesquisa: "Quais são as políticas públicas, os serviços assistenciais, responsáveis pela problemática da pessoa com TEA"? Com o propósito de responder o problema elaborado, foram elencadas questões norteadoras que se transformaram em balizadores na condução do processo de investigação: 1) O que é TEA?; 2) Quais os números de incidência de diagnósticos? 3) Quais as leis que garantem a inclusão e direitos das pessoas com TEA? 4) Quais as políticas públicas e sociais que atendem esse público e suas demandas? 5) Qual o papel do Serviço Social em garantir acesso a direitos e inclusão das pessoas com TEA? As questões expostas alinhavam indagações que surgiram nas vivências cotidianas relatadas por pais, mães, familiares e responsáveis por pessoas com TEA. Seu principal objetivo é o de ?Compreender a partir da perspectiva dos direitos, a pessoa com TEA, e a importância das políticas públicas para a intervenção profissional do Assistente Social?. Para responder ao problema e às questões norteadoras e, assim, atingir os objetivos, utilizou-se o método dialético-crítico de leitura de realidade, valorizando as categorias historicidade, totalidade, mediação e contradição. O estudo é de natureza qualitativa e quanto aos instrumentos necessários para a coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental e levantamentos do aparato jurídico-legal. Como instrumento de reflexão, utilizou-se a análise de conteúdo. A relevância deste trabalho está na possibilidade de estimular os debates acerca da temática, de dar visibilidade e buscar entender todas as conquistas jurídicos legais até os dias atuais, como também possibilidades e necessidades de ampliações das mesmas. Conclui-se, dizendo que a implementação das políticas públicas para as pessoas autistas é de extrema importância não apenas para as pessoas com transtorno, mas também para seus familiares e todos que as cercam, pois o acesso aos tratamentos e cuidados adequados, ao sistema de saúde e à educação, possui um custo muito elevado, já que são ações de necessidade contínua e frequente. Como resultados, compreende-se que o papel do Estado não é apenas garantir esse acesso, mas garantir, essencialmente, a qualidade desses serviços, a fim de que as pessoas com autismo e seus familiares, possam atingir uma qualidade de vida digna. É possível afirmar que há uma necessidade urgente de que sejam preenchidas as lacunas existentes entre a lei e a realidade com medidas efetivas, as quais realmente transformem o cenário de exclusão e omissão do qual fazem parte as pessoas com TEA. Tem-se que reconhecer a realidade das pessoas autistas e, mais do que isso, reconhecê-los como parte integrante da sociedade, isso é essencial para a construção de uma sociedade democrática em que seus membros possam se relacionar e participar de forma atuante e em igualdade de condições, fortalecendo cada vez mais a integração e o respeito às diferenças. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractTheme of presente work is Autism Spectrum Disorder, and the research problem was defined as: "What are the public policies and assistance services for the person with ASD"? Whose are people with ASD? Who answers for them? In order to answer this problem guiding questions were listed that became guideposts in the conduct of the investigation process: 1) What is ASD? (general aspects of autism); 2) What are the incidence numbers of diagnoses? 3) What laws guarantee the inclusion and rights of people with ASD? 4) What are the public and social policies that meet this audience and their demands? 5) What is the role of the Social Service in guaranteeing access to rights and inclusion for people with ASD? These questions are aligned to issues that arose during the and in the daily experiences reported. by fathers, mothers, family members and guardians of people with ASD. Its main objective is to ?Understand, from the perspective of rights, the person with ASD, and the importance of public policies for the professional intervention of the Social Worker?. To answer the problem and the guiding questions and, thus, reach the objectives, the dialectical-critical method of reading reality was used, valuing the categories historicity, totality, mediation and contradiction. The study is qualitative in nature and regarding the instruments needed for data collection, bibliographic and documental research and surveys of the legal apparatus were used. As a reflection instrument, content analysis was used. The relevance of this work lies in the possibility of stimulating debates on the subject, of giving visibility and seeking to understand all legal achievements until the present day, as well as possibilities and needs of expansion of the same. It is concluded by saying that the implementation of public policies for autistic people is extremely important not only for people with the disorder, but also for their families and everyone around them, since access to adequate treatments, the health system and education, has a very high cost, since they are actions of continuous and frequent need. Therefore, the role of the State is not only to guarantee this access, but to guarantee, essentially, the quality of these services, so that autistic people and their families can achieve a dignified quality of life. It is possible to say that there is an urgent need to fill the gaps between the law and reality with effective measures, which really transform the scenario of exclusion and omission of which people with ASD are part. It is necessary to recognize the reality of autistic people and, more than that, recognize them as an integral part of society, this is essential for the construction of a democratic society in which its members can relate and participate in an active and equal way. conditions, increasingly strengthening integration and respect for differences. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleCompreender para atuar: perspectivas dos direitos da pessoa com TEA e a importância da inclusão para a intervenção profissional do/assistente socialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Serviço Socialpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-09-25


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