Browsing Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra by Author "Fardo, Marcelo Luís"
Now showing items 1-20 of 32
-
Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
Fardo, Marcelo Luís (2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Pagno, Anne LorandiNarrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
Chedid, Marcos Vinícius Graminho (2023-07-21)A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário ... -
Concepção de protótipo de aplicativo para eventos de música eletrônica
Pires, Patrícia Guidini (2020-12-24)Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a construção de um protótipo navegável de um aplicativo de acesso à cultura Trance e seus festivais de música eletrônica no território brasileiro, bem como a facilitação e a ... -
Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
Porto, Maurício dos Santos (2021-12-14)A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
Sartor, Carolina Paganella (2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
Baretta, Pedro Henrique (2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
Lima, Henrique Pagno de (2018-05-07)O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
Oliveira, Gabriel Carniel de (2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click
Santos, Bruno Silva (2023-08-18)Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ... -
Entregas de Penny : desenvolvimento de um serious game para aprendizagem sobre redes de computadores
Silva, Ronald Gamba (2019-12-12)O objetivo principal do trabalho é criar um serious game, chamado Entregas de Penny, a respeito de redes de computadores, com o foco na arquitetura TCP/IP. Esta é uma área de ensino onde os alunos apresentam dificuldades ... -
Estudo de melhoramento do uso de movimentação e navegação em espaços tridimensionais em audiogames
Maffazioli, Lucas Antônio (2019-07-19)Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de fundamentos da movimentação e navegação em espaços tridimensionais em áudio jogos, nicho geralmente utilizado pelo público deficiente visual com cegueira total. ... -
Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação
Falavigna, Vinícius Deboni (2015)A expressão "Experiência do Usuário" ("User Experience"), embora bastante empregada nas áreas de Interação Humano-Computador e Design de Interação, engloba um conceito ainda sem uma definição amplamente aceita. Neste ... -
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vicente, Évila Vanessa da Silva (2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Integrando a dança e a música em uma arquitetura de deep learning
Lima, Maria Carolina Webber do Prado (2022-07-12)A dança e a música são expressões artísticas correlacionadas. O uso de métodos de Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL) em aplicações nestas áreas está em crescimento graças a criatividade dos artistas e designers. ... -
Inteligência artificial generativa em jogos digitais : aplicação do modelo GPT na criação de diálogos de personagens não-jogáveis
Herold, Antônio Ciceri (2024-04-05)No contexto dos jogos digitais, as Personagens Não-Jogáveis (NPCs) desempenham um papel crucial ao enriquecerem o universo do jogo com interações significativas. O presente trabalho é uma pesquisa exploratória que busca ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
Cechinatto, Mayara (2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
Pressanto, Bruno Paese (2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
Hillman, Mônica Mazzochi (2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
Gil, Juliana Bungi Moreira (2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ...