Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Now showing items 61-80 of 376
-
Proposta de desenvolvimento de um aplicativo gamificado sobre o movimento da arte moderna brasileira
(2021-12-30)A arte moderna brasileira foi o movimento que rompeu os padrões artísticos do início do século XX e seu legado segue presente nos dias atuais. Nesse sentido, busca-se facilitar o acesso dos jovens aos conhecimentos acerca ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
Monitoramento de aplicações em tempo real utilizando o Telegram
(2021-12-30)Em empresas do ramo de tecnologia se vê a necessidade de monitorar ambientes relacionados à infraestrutura. Com a viabilidade de mecanismos de troca de mensagens, é possível ter a oportunidade de monitorar aplicações em ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
(2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
(2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Ambientação sonora do livro Vera Cruz: sonhos e pesadelos - uma proposta de imersão em obras literárias
(2021-12-07)O trabalho investiga o uso de recursos digitais que possibilitam a ambientação sonora, com o propósito de ampliar a imersão da leitura de trechos do livro Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos, de Gabriel Billy. Os estudos sobre ... -
Proposta de aplicação em realidade aumentada para dispositivos móveis no livro Voos da alma
(2021-12-07)Este trabalho pretende esclarecer o conceito de realidade aumentada, explicando a sua tecnologia de uma forma abrangente e acessível, com exemplos práticos em algumas áreas de atuação com destaque às aplicações em dispositivos ... -
Criptografia e esteganografia aplicadas em imagens médicas no padrão DICOM
(2021-12-17)O presente trabalho buscou combinar técnicas de criptografia e esteganografia para utilizar em uma aplicação de um protótipo que utilizasse imagens médicas no padrão DICOM. O processo que o protótipo segue é embutir texto ... -
Visualização de dados em processos de Machine Learning
(2021-07-23)Com o recente surgimento do Big Data a produção de dados sendo gerados diariamente nunca foi tão grande. E para que se possa extrair conhecimento desses dados o Machine Learning interpreta um papel fundamental, devido a ... -
Avaliação de modelos preditivos para o mercado de ações utilizando machine e deep learning
(2021-12-16)Investir no mercado de ações é bastante desafiador, e nos últimos anos houve um aumento no número de investidores no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso, através da construção e avaliação de ... -
Coleta dos indicadores da plataforma de cidades do conhecimento
(2021-12-16)A utilização do Sistema de Capitais Genérico contribui com a identificação, avaliação e desenvolvimento de Cidades do Conhecimento e Cidades Inteligentes. A Plataforma de Cidades do Conhecimento, buscou automatizar a entrada ... -
GraphEDU: sistema web para visualização de algoritmos de grafos
(2021-12-15)A teoria dos grafos é um ramo da matemática em que os conceitos e algoritmos abordados são utilizados em diversas áreas do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo realizar o desenvolvimento de uma aplicação capaz ... -
Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
(2021-12-14)A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ... -
Desenvolvimento de aplicações multitarefas em sistemas embarcados
(2020-12-24)Tradicionalmente, as aplicações de sistemas embarcados, são desenvolvidas utilizando uma técnica de desenvolvimento que consiste em um laço infinito, conhecido como super loop ou sistema Foreground/Background. Porém, esse ... -
Solução paralela para um sistema de roteirização utilizando o problema do caixeiro viajante
(2020-12-24)Este trabalho tem por principal objetivo o estudo de heurísticas para a solução do Problema do Caixeiro Viajante, em especial para a resolução do Problema do Caixeiro Viajante com Janelas de Tempo. O problema do Caixeiro ... -
Paralelização do problema de graph matching para grafos exatos utilizando CUDA
(2020-12-24)O problema de graph matching aplicado a grafos exatos consiste em achar a similaridade entre dois grafos, definindo se estes possuem uma similaridade por completo (grafos isomorfos) ou se existe algum subgrafo similar ... -
Avaliando as redes neurais recorrentes na complementação de código
(2021-12-14)A complementação de código é uma funcionalidade desejável a ambientes de desenvolvimento integrados. Diversos são os desafios encontrados na sua implementação. As linguagens apresentam inúmeras classes, métodos, interfaces ... -
Plataforma para gestão do agendamento de recebimento de mercadorias do Sistema Tramontina
(2021-12-14)Tendo em vista a dificuldade de importação de mercadorias devido à pandemia do Covid-19, e a expansão da rede de clientes da Tramontina no mercado nacional, os centros de distribuição do grupo estão tendo dificuldades na ... -
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
(2020-12-19)Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com ... -
Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
(2021-12-22)O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um chatbot que seja capaz de responder as perguntas mais frequentes sobre os pedidos de venda de uma determinada indústria do setor metalomecânico. ...
