• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Natacha Subtil.pdf (1.321Mb)
Data
2022-11-22
Autor
Subtil, Natacha
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Apresenta-se uma pesquisa que investigou as possibilidades de uso do software Scilab, para criar práticas de ensino de funções lineares considerando os conceitos da teoria vygotskyana. O referencial teórico está embasado nos conceitos de sociointeração, mediação, zona de desenvolvimento proximal e internalização; além do conceito de funções matemáticas e do uso de recursos tecnológicos. O delineamento metodológico foi qualitativo e os dados foram gerados por meio de estudo de caso com alunos do 1º ano do Ensino Médio, a partir de uma oficina realizada em uma escola pública de uma cidade da serra gaúcha. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi, fazendo surgir três categorias emergentes: mediação, sociointeração, práticas e processos de aprendizagens. Os resultados dessa pesquisa revelam que as práticas docentes para o ensino da matemática precisam levar em conta as possibilidades e recursos do software propondo tarefas que possam desafiar o estudante. Nesse sentido é indicado que o professor tenha um papel mediador, realizando intervenções, problematizações e discussões com os estudantes, a fim de que eles possam dar sentido e significado às atividades realizadas por meio do software. Os resultados ainda sugerem que conhecer os conceitos da teoria Vygotskyana de sociointeração, mediação, zona de desenvolvimento proximal e internalização podem inspirar os professores, influenciando as práticas pedagógicas para ensino de funções lineares no ensino médio com o uso do software Scilab. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11207
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A experiência da Olimpíada Nacional em História do Brasil na Escola Rosa Figueiredo de Lima na cidade de Cabedelo-PB (2010- 2019) : aproximações com a história pública 

    Silva, Francisco Washington Feitosa (2025-04-04)
    Esta pesquisa é fruto de uma vivência ocorrida entre os anos de 2010 e 2019 na escola pública de ensino fundamental Rosa Figueiredo de Lima, situada na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba, onde realizamos, como ...
  • Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema 

    Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)
    Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ...
  • Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar 

    Fernandes, Márcia (2014-06-02)
    O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV