Análise de viabilidade mercadológica para a entrada em um marketplace de uma empresa de comércio de utilidades domésticas na cidade de Caxias do Sul
Date
2022-07-08Author
Scopel, Augusto Indicatti
Orientador
Macke, Janaina
Metadata
Show full item recordAbstract
O trabalho apresenta o diagnóstico que foi realizado em uma empresa de comércio de utilidades domésticas, que iniciou suas atividades há 16 anos, porém há aproximadamente 8 anos houve uma mudança em um dos sócios da empresa, modificando assim a maneira de pensar da empresa. Os dados para a realização deste estudo foram obtidos através de entrevistas informais com os sócios proprietários e os colaboradores da empresa, as quais foram facilitadas pelo relacionamento familiar entre os envolvidos. Por mediação da elaboração da proposta deste trabalho, pretende-se aprimorar, consideravelmente o desempenho do estabelecimento, fazendo com que o mesmo prospere nos próximos anos. O estudo foi realizado em todas as áreas da organização, onde foi possível identificar os pontos fortes e fracos do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Através da matriz SWOT, foi possível especificar alguns dos pontos críticos que interferem nas atividades do estabelecimento e para os quais, foram desenvolvidos propostas de melhoria. Essa proposta tem como objetivo a análise da viabilidade mercadológica para a entrada da empresa em um marketplace, para que este diagnóstico possa guiá-la para futuros investimentos, aproveitando sua capacidade máxima, para que os recursos e métodos adotados estejam devidamente alinhados com a visão e com os objetivos da empresa. [resumo fornecido pelo autor]