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dc.contributor.advisorPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.contributor.authorDondé, Júlia Brandalise
dc.contributor.otherLuchesi, Juliana Raquel de Souza
dc.contributor.otherBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.date.accessioned2022-12-05T17:13:23Z
dc.date.available2022-12-05T17:13:23Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.date.submitted2022-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11299
dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.titleEndomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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