Show simple item record

dc.contributor.advisorGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.authorThomé, Matheus Coimbra
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherFrança Júnior, Rogério da Silva
dc.date.accessioned2022-12-07T15:04:47Z
dc.date.available2022-12-07T15:04:47Z
dc.date.issued2022-07-08
dc.date.submitted2022-06-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11325
dc.descriptionO mundo tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como resultado dessas transformações, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. Para atender esse mercado globalizado, as empresas são forçadas a serem competitivas e qualificadas. E no caso das micro e pequenas empresas (MPEs) não é diferente, uma vez que possuem hoje um papel fundamental no mercado brasileiro. Para tanto, necessitam de profissionais qualificados, seja na forma de assessoria e/ou consultoria para ajudar nesse processo de internacionalização. O presente trabalho elaborou um planejamento de exportação com vistas a escolha de um possível mercado alvo para um grupo de produtos com a mesma Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM produzido por uma micro e pequena empresa do setor metalúrgico, localizada na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. O trabalho fez uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizando o método dedutivo e um estudo de caso em uma MPE que pretende exportar e entrar no mercado internacional. Depois de elaborar o planejamento de exportação e aplicá-lo na empresa em análise, constatou-se que a mesma está preparada para se internacionalizar e que o mercado mais viável para a exportação do grupo de produtos é a Argentina. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe world has been going through several transformations, as in the political-economic perspective, as in the management of organizations. As a result of these transformations, companies are faced with a new reality, whose reflections are invoked by the market and competition. To serve this globalized market, companies are forced to be competitive and qualified. And in the case of micro and small companies it is no different, since they play a fundamental role in the Brazilian market today. For this, they need qualified professionals, either as advisors and/or consultants to help in this internationalization process. The present work developed an export planning with a view to choosing a possible target market for a group of products with the same Mercosul Common Nomenclature - NCM produced by a micro and small company in the metallurgical sector, located in Serra Gaúcha, in the State of Rio Grande do Sul - Brazil. The work made a qualitative and bibliographical research, using the deductive method and a case study in a micro and small company that intends to export and enter the international market. After elaborating the export planning and applying it to the company under analysis, it was found that it is prepared to go international and that the most viable market for the export of the product group is Argentina. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectCoaching executivopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectMercado-alvopt_BR
dc.titlePlanejamento de exportação e escolha de um mercado alvo para internacionalização de uma micro e pequena empresa do setor metal mecânico localizada na Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record