Planejamento de exportação e escolha de um mercado alvo para internacionalização de uma micro e pequena empresa do setor metal mecânico localizada na Serra Gaúcha
Mostra/ Apri
Data
2022-07-08Autore
Thomé, Matheus Coimbra
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O mundo tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como resultado dessas transformações, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. Para atender esse mercado globalizado, as empresas são forçadas a serem competitivas e qualificadas. E no caso das micro e pequenas empresas (MPEs) não é diferente, uma vez que possuem hoje um papel fundamental no mercado brasileiro. Para tanto, necessitam de profissionais qualificados, seja na forma de assessoria e/ou consultoria para ajudar nesse processo de internacionalização. O presente trabalho elaborou um planejamento de exportação com vistas a escolha de um possível mercado alvo para um grupo de produtos com a mesma Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM produzido por uma micro e pequena empresa do setor metalúrgico, localizada na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. O trabalho fez uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizando o método dedutivo e um estudo de caso em uma MPE que pretende exportar e entrar no mercado internacional. Depois de elaborar o planejamento de exportação e aplicá-lo na empresa em análise, constatou-se que a mesma está preparada para se internacionalizar e que o mercado mais viável para a exportação do grupo de produtos é a Argentina. [resumo fornecido pelo autor]