Transformação digital no processo de importação: estudo de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada no Sul do Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-08Autor
Oliveira, Paula Schaparini
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O avanço cada vez mais rápido das tecnologias digitais e o surgimento de empresas nascidas digitais pressiona as empresas que tiveram um início analógico a se adaptarem rapidamente ao mercado para que não desapareçam. Dessa forma, a transformação digital passou a ser o centro de novas estratégias de adaptação no mundo corporativo, mesmo com seu conceito ainda não totalmente compreendido. Considerando tal contexto, o presente trabalho busca avaliar a maturidade da transformação digital do processo de importação de uma empresa do setor eletrometalúrgico localizada em Farroupilha/RS. Para alcançar esse objetivo, foram identificados os principais aspectos da transformação digital e suas influências nas organizações, bem como modelos de maturidade já utilizados para avaliação do tema e, dentre esses, aqueles que poderiam ser utilizados para avaliação do processo de importação. Por fim, foi elaborada uma adaptação do modelo de maturidade em transformação digital para aplicá-lo ao processo de importação. Esse modelo adaptado foi então utilizado para analisar o estágio da transformação digital do processo de importação da empresa estudada. Os resultados indicaram que o processo de importação se encontra no terceiro nível de maturidade da transformação digital. Isso indica que a empresa está passando por mudanças consideráveis em sua cultura organizacional e hierarquia, ao passo que desenvolve processos cada vez mais digitalizados. Nesse estágio, a empresa deve começar a aprimorar suas estratégias de comunicação já que os processos centrados nos usuários se tornam uma presença diária. [resumo fornecido pelo autor]