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dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorHensel, Lucas Guilherme
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherReginato, Carlos Eduardo Roehe
dc.date.accessioned2022-12-14T19:36:05Z
dc.date.available2022-12-14T19:36:05Z
dc.date.issued2022-07-12
dc.date.submitted2022-06-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11378
dc.descriptionO setor da tecnologia e inovação é um dos que mais cresce mercadológica e economicamente, gerando vasta concorrência para as empresas atuantes no segmento. Desta forma, é pertinente usufruir da tecnologia mesmo que provenientes do exterior, para promoção do bem-estar da população e a eficiência na utilização da energia fornecida pelo planeta. Neste contexto, a seguinte pesquisa tem como premissa identificar a viabilidade do desenvolvimento e importação de luminárias fotovoltaicas junto a um fornecedor chinês. Este estudo busca identificar potenciais fornecedores, burocracias envolvidas no processo de importação, tramites logísticos, estratégias de marketing e viabilização comercial deste produto em solo nacional. A fim de atingir esse objetivo, empregou-se procedimentos metodológicos qualitativos, respectivamente aplicando-se níveis exploratório e descritivo por meio de estratégia de pesquisa qualitativa genérica, com técnica de coleta de dados por meio de entrevistas e análise de conteúdo. A partir dos dados obtidos e de sua devida análise, os resultados encontrados demonstram que existem produtos potenciais no país de pesquisa, e que de fato é uma tendência mundial o uso eficiente da energia elétrica, oportunizando a implementação em território brasileiro, através de uma execução comercial assertiva e um bom relacionamento com os clientes. Também, a luminária fotovoltaica em questão, possui tendencia a ser implementada com maior frequência, devido as questões ambientais e conscientização da população, além do Brasil possuir forte incidência solar, o que é uma vantagem para a produção de energia fotovoltaica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe technology and innovation sector is one of the fastest growing market and economically, generating vast competition for companies operating in the segment. Therefore, it is pertinent to take advantage of technology, even if it comes from abroad, to promote the well-being of the population and the efficiency in the use of energy supplied by the planet. In this context, the following research aims to identify the feasibility of developing and importing photovoltaic luminaires with a Chinese supplier. This study seeks to identify potential suppliers, bureaucracies involved in the import process, logistical processes, marketing strategies and commercial viability of this product in Brazil. In order to achieve this objective, qualitative methodological procedures were used, respectively applying exploratory and descriptive levels through a strategy of generic qualitative research, with data collection technique through interviews and content analysis. Based on the data obtained and its due analysis, the results found demonstrate that there are potential products in the country of research, and that in fact it is a global trend the efficient use of electricity, allowing the implementation in Brazilian territory, through assertive commercial execution and a good relationship with customers. Also, the photovoltaic luminaire in question, has a tendency to be implemented more frequently, due to environmental issues and awareness of the population, besides Brazil has strong solar incidence, which is an advantage for the production of photovoltaic energy. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLumináriaspt_BR
dc.subjectGeração de energia fotovoltaicapt_BR
dc.titleViabilidade de implementação de uma comercial importadora de luminárias fotovoltaicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-07-12


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