Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorDeboni, Érika Barros
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2022-12-15T12:15:14Z
dc.date.available2022-12-15T12:15:14Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11379
dc.descriptionEm um mundo cada vez mais globalizado, o marketing internacional tem se destacado como ferramenta estratégica para as organizações que buscam pela expansão dos negócios no mercado externo. Para atuar no mercado internacional, as organizações necessitam planejar estratégias de marketing adequadas para alcançar a internacionalização. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing internacional utilizadas pela marca Melissa no mercado norte-americano. Para atingir a tal objetivo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas com os gestores que fazem parte do setor de marketing internacional da marca Melissa. A entrevista contempla as questões do plano de marketing, busca identificar o atual posicionamento da marca no mercado norte-americano e também analisar as principais estratégias de marketing utilizadas. Além da pesquisa que foi aplicada, foi desenvolvido o estudo de caso da marca Melissa para analisar as estratégias de marketing internacional aplicadas no mercado norte-americano. Os resultados apontaram que o atual posicionamento da marca Melissa nos Estados Unidos ainda é pequeno comparado ao que a marca pretende atingir. Foi identificado que as principais estratégias de marketing utilizadas pela marca são a estratégia de distribuição; a estratégia de campanha e comunicação; a estratégia de experiência ao consumidor; o uso dos 4 Ps do marketing; e, juntamente com os 4 Ps, o uso do composto de marketing SIVA para a análise e implementação das estratégias. Além disso, os resultados também apontaram um aumento nas exportações para os Estados Unidos, representando 40% das vendas para o mercado externo, sendo o principal destino das exportações da marca Melissa. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn an even more globalized world, international marketing has been standing out as a strategic tool for organizations that are looking to expand their business in foreign markets. To operate in the international market, organizations need to plan adequate marketing strategies to achieve internationalization. Within this context, the present study aims to analyze the international marketing strategies used by the Melissa brand in the North American market. To achieve this goal, a qualitative exploratory research was applied, operationalized by interviews with managers who are part of the international marketing sector of the Melissa brand. The interview contemplates the marketing plan questions, seeks to identify the current positioning of the brand in the North American market and also to analyze the main marketing strategies used. In addition to the research that was applied, a case study of the Melissa brand was developed to analyze the international marketing strategies applied in the North American market. The results pointed out that the current positioning of the Melissa brand in the United States is still small compared to what the brand intends to achieve. It was identified that the main marketing strategies used by the brand are the distribution strategy; the campaign and communication strategy; the consumer experience strategy; the use of the 4 Ps of marketing; and, along with the 4 Ps, the use of the SIVA marketing mix for the analysis and implementation of the strategies. In addition, the results also pointed out an increase in exports to the United States, representing 40% of sales to the foreign market, being the main destination for Melissa brand exports. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectMarketing de exportaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectMelissa Calçadospt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-07


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples