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dc.contributor.advisorMachado, Rosimeri
dc.contributor.authorPiva, Douglas
dc.contributor.otherKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.date.accessioned2023-01-11T00:08:12Z
dc.date.available2023-01-11T00:08:12Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11417
dc.descriptionCom o enorme impacto e velocidade que a globalização vem exercendo, o mercado internacional foi amplamente mais utilizado e, com isso, se abriram inúmeras novas oportunidades de negócios. Nos dias de hoje, a maioria das empresas consegue realizar exportações e importações de produtos com qualquer lugar do mundo e, com isso, é importante estudar o desenvolvimento das competências dos profissionais que são responsáveis diretos por esse acontecimento, que é o caso do trader internacional. Esse novo patamar do comércio mundial demanda que esses profissionais sejam competentes para detectar, analisar e sanar problemas; devem saber conduzir uma negociação e que sejam comunicativos, além de ser fluente, em no mínimo, dois idiomas distintos e com um vasto entendimento da diversificação cultural dos países e sempre estando alerta a qualquer assunto impactante que acontece com os mesmos. Diante disso, o estudo buscou analisar as competências e habilidades esperadas dos profissionais de Comércio Exterior com um processo metodológico de natureza quantitativa, de nível descritivo, com uma estratégia survey, onde os participantes do estudo foram empresas exportadoras da região da Serra Gaúcha. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado via Google Forms, enviado diretamente para os profissionais que atuam na área de exportação das empresas e também para representações de comércio exterior. Por intermédio das respostas obtidas do questionário e levando em consideração o objetivo geral proposto neste trabalho, salienta-se que existe um amplo leque de competências e habilidades necessárias para atuação do trader, que não é mutável de acordo com o ramo de atuação da empresa na qual o mesmo trabalha. Pode-se concluir que os traders devem possuir competências e habilidades que abrangem todo o fluxo de trabalho, conhecendo a parte operacional, como documentos e leis, como a habilidade de negociação, falar outros idiomas e ter um bom relacionamento interpessoal. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWith the enormous impact and speed that globalization has been exerting, the international market was widely used and, as a result, countless new business opportunities were opened. Nowadays, most companies are able to export and import products anywhere in the world and with that, it is important to study the development of skills of professionals who are directly responsible for this event, which is the case of the international trader. This new level of world trade demands that these professionals are competent to detect, analyze and solve problems; they must know how to conduct a negotiation and be communicative, in addition to being fluent in at least two different languages and with a broad understanding of the cultural diversity of countries and always being alert to any impactful subject that happens to them. Therefore, the study sought to analyze the expected Skills and Abilities of Foreign Trade professionals with a methodological process of a quantitative nature, descriptive level, with a survey strategy, where the study participants were exporting companies from the Serra Gaúcha region. The data collection instrument was a questionnaire applied via Google Forms, sent directly to professionals working in the export area of companies and also to foreign trade representations. Through the answers obtained from the questionnaire and taking into account the general objective proposed in this work, it is highlighted that there is a wide range of skills and abilities necessary for the trader's performance, which is changeable according to the field of activity of the company in which the same works. It can be concluded that traders must have skills and abilities that cover the entire flow of their work, know the bureaucratic part, such as documents and laws, such as negotiation skills, speak other languages and have a good interpersonal relationship. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.subjectSucesso nos negóciospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências do Trader internacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-12-08


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