Show simple item record

dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorGonçalves, Vinícius Moreschi
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherBen, Fernando
dc.date.accessioned2023-01-11T23:49:37Z
dc.date.available2023-01-11T23:49:37Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11421
dc.descriptionA partir de um mundo que está em constantes evoluções e mudanças na forma de consumo e prestação de serviço, o mercado cervejeiro apresenta também, consumidores com preferências mais exigentes e gosto mais aperfeiçoado, fazendo com que as diferentes cervejarias busquem em diversas fórmulas e receitas, desenvolver produtos que atendam da melhor forma a demanda do mercado e, por consequência, que fidelizem de alguma forma este consumidor, evitando que este busque outras cervejas no mercado. O presente trabalho visa analisar a viabilidade de abertura de uma comercial importadora de insumos para produção de cerveja artesanal, com o intuito inicial de revender às cervejarias de Bento Gonçalves e região, podendo expandir os negócios futuramente, para outros mercados do estado e outras regiões do país. Foram elencados dados e informações do setor, com a finalidade de descobrir como o segmento está atualmente, demonstram estar em pleno crescimento produtivo. Posteriormente, foi aplicada uma entrevista com empreendedores do segmento, para entender o a atividade de cervejaria, bem como o consumidor local de cervejas artesanais. Foram buscados dados fundamentais, como a frequência de compra, quantidades, entre outros. Além disso, também é apresentado como a empresa será estruturada, bem como seu plano de marketing e processos. Finalmente, foram realizadas projeções de vendas, resultados e índices econômicos que sugerem a viabilidade econômica do negócio. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn a world that is constantly evolving and changing in the form of consumption and service provision, the beer market also presents consumers with more demanding preferences and more refined taste, causing the different breweries to seek in various formulas and recipes, develop products that best meet the market demand and, consequently, that somehow keep this consumer loyal, preventing him from seeking other beers in the market. This work aims to analyze the feasibility of opening a commercial importer of raw materials for craft beer production, with the initial purpose of reselling it to breweries in Bento Gonçalves and region, with the possibility of expanding the business in the future to other markets in the state and other regions of the country. Data and information about the sector were listed, with the purpose of finding out how the segment is currently doing, demonstrating that it is in full productive growth. Subsequently, an interview was applied with entrepreneurs of the segment, to understand the brewery activity, as well as the local consumer of craft beers. Fundamental data was sought, such as the frequency of purchase, quantities, among others. In addition, it is also presented how the company will be structured, as well as its marketing plan and processes. Finally, sales projections, results, and economic indexes that suggest the economic viability of the business were performed. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectCervejariaspt_BR
dc.subjectCerveja - Importaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titleViabilidade de abertura de uma comercial importadora de insumos para produção de cerveja artesanalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-12-07


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record