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dc.contributor.advisorLazzari, Fernanda
dc.contributor.authorPaviani, Caroline Lourenço
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.date.accessioned2023-01-14T14:15:07Z
dc.date.available2023-01-14T14:15:07Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.date.submitted2022-11-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11439
dc.descriptionCom o avanço exponencial da internacionalização das empresas a ação de expatriação tem-se tornado cada vez mais comum dentro das estratégias adotadas pelas companhias. O presente estudo tem como objetivo analisar a gestão de expatriados e seu papel na internacionalização das empresas da Serra Gaúcha. Para atingir o objetivo proposto, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de entrevistas com gestores de equipes em que houve expatriação de colaboradores, a fim de se mapear os processos de expatriação de cada uma das empresas, identificar o perfil dos colaboradores expatriados, bem como as vantagens e dificuldades deste processo a partir da ótica das empresas. Além disso, também buscou-se traçar um paralelo entre mercados e a utilização ou não da ação de expatriação. Os resultados apontaram que o principal papel da expatriação dentro das empresas é aproximar a relação com clientes e/ou fornecedores, além de buscar vantagens competitivas ao vivenciar todas as nuances do mercado em questão. Foi possível identificar, também, algumas lacunas nos processos das empresas analisadas, entre elas a falta de estruturação e protocolos para a condução dos processos de expatriação e a falta de acompanhamento da adaptação e do desenvolvimento do expatriado durante seu período no exterior. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWith the exponential advance of the internationalization of companies, expatriation has become increasingly common within the strategies adopted by companies. This study aims to analyze expatriate management and its role in the internationalization of companies in Serra Gaúcha. To achieve the proposed objective, exploratory qualitative research was applied by the author, through interviews with managers of teams in which employees were expatriated, in order to map the expatriation processes of each of the companies, identify the profile of expatriate employees, as well as the advantages and difficulties of this process from the point of view of companies. In addition, we also sought to draw a parallel between markets and the use or not of the expatriation action. The results showed that the key role of expatriation within companies is to bring the relationship with customers and/or suppliers closer, in addition to seeking competitive advantages by experiencing all the nuances of the market in question. It was also possible to identify some gaps in the processes of the analyzed companies, including the lack of structuring and protocols for conducting the expatriation processes and the lack of monitoring the adaptation and development of the expatriates during their period abroad. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExpatriaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.titleA gestão de expatriados e seu papel na internacionalização de empresas da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-13


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