Barreiras comerciais nas exportações entre Brasil e Estados Unidos do setor metalmecânico da Serra Gaúcha
Zusammenfassung
O comércio internacional é de extrema importância para a economia de um país e para economia mundial como um todo. Com a prática do comércio internacional é possível que um país exporte o que produz de excedente internamente e compre de outros países as matérias e produtos os quais possui deficiência de produção interna. Porém, nas negociações internacionais envoltas à compra e venda de produtos há diversas práticas legislativas e burocráticas, nenhum país possui um comércio totalmente livre. Essas práticas podem apresentar-se de diferentes maneiras, sendo conhecidas como barreiras comerciais, que podem ser do tipo tarifárias, não tarifárias, técnicas ou ainda em modo defesa comercial. As barreiras tarifárias são as que são aplicadas como tarifas, por exemplo impostos, barreiras não tarifárias são as que são impostas por um país como regulamentos, políticas ou práticas. Já as barreiras técnicas são regulamentos de níveis técnicos, sanitários, fitossanitários e de vigilância, e quanto a defesa comercial, são práticas que não deveriam ser aplicadas, pois podem vir a prejudicar o comércio entre os países, são práticas como subsídios, dumping e salvaguardas. Esta pesquisa optou por analisar a influência destas barreiras no comércio do Brasil com uma das maiores potências mundiais, os Estados Unidos da América. A relação entre estes dois países é de grande importância, e os Estados Unidos são atualmente o maior importador de produtos manufaturados brasileiros. Dentre estes produtos manufaturados, temos presente fortemente na região escolhida como tema deste trabalho acadêmico, a Serra Gaúcha, o setor metalmecânico, mais especificamente produtos de cutelaria, ferramentas e produtos de metal para uso doméstico e pessoal. Deste modo, o presente trabalho acadêmico se propõe a fazer o levantamento das possíveis barreiras comerciais nas exportações de Brasil e Estados Unidos, no setor metalmecânico da Serra Gaúcha, com o intuito de descobrir como estas barreiras podem influenciar positivamente ou negativamente os negócios entre ambos os países. Para isso, além do embasamento teórico levantado para introduzir o assunto, foi realizada a aplicação de uma pesquisa natureza quantitativa, de nível descritiva, usando de estratégias de enquete, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com o objetivo de trazer ao estudo processos estatísticos, quantificação, características e relações entre variáveis. Com o resultado desta pesquisa deseja-se trazer informações que sirvam de apoio e base para atuais ou futuros empreendedores do ramo que estão ou desejam estar inseridos nos negócios com Estados Unidos da América. [resumo fornecido pelo autor]