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dc.contributor.advisorBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.authorCadore, Fernanda Meneghel
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherViégas, Lygia de Sousa
dc.date.accessioned2023-01-19T17:12:25Z
dc.date.available2023-01-19T17:12:25Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.date.submitted2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11457
dc.descriptionAtualmente, muito tem-se falado a respeito de diagnósticos psiquiátricos para justificar problemas de aprendizagem e de comportamento. O diagnóstico de TDAH é um dos principais na sociedade contemporânea. Muito presente em nosso cotidiano, esse quadro é complexo e controverso. Inúmeras crianças são diagnosticadas no período escolar, devido a comportamentos que chamam atenção de professores, por exemplo, dificuldades de concentração. Nas diferentes áreas que discutem o TDAH, como a medicina, a psicologia e a educação, encontramos controvérsias com relação à comprovação científica do diagnóstico e, consequentemente, da existência do transtorno, devido à imprecisão do diagnóstico e da definição vaga apresentada pelos que defendem a sua existência. Críticos da literatura especializada sobre o TDAH estão divididos entre os que questionam a inconsistência dos seus critérios diagnósticos e os que negam completamente a existência do transtorno. A análise da literatura a respeito do TDAH aponta dificuldades para o diagnóstico e tratamento. Constata-se ainda, que não existem estudos consistentes acerca das consequências futuras do uso de estimulantes em crianças. O presente estudo busca orientar-se pela perspectiva teórica histórico-cultural, para a qual os possíveis transtornos de aprendizagem e/ou de desenvolvimento, como o TDAH, não são compreendidos como fenômenos naturais, individuais e orgânicos, sobre os quais educadores e pais não teriam muitas possibilidades de intervenção. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar como os pais contribuem para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH, durante a pandemia de COVID19, à luz da teoria de Vigotski. Participaram da pesquisa quatro casais parentais cujos filhos são alunos de escola da rede privada de Caxias do Sul, matriculados em anos iniciais do Ensino Fundamental, entrevistados de forma presencial. Uma entrevista narrativa semiestruturada foi realizada. As falas e expressões de cada participante foram analisadas e apresentadas individualmente, a partir da proposta metodológica de análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram organizados em duas categorias intituladas "vivências escolares" e "contribuições dos pais para a aprendizagem". A primeira categoria foi organizada em três subcategorias: antes da pandemia; no período de aulas remotas e retorno ao presencial. A segunda categoria foi organizada em duas subcategorias: quando os pais contribuem; quando os pais encontram dificuldades. Os resultados apontam que os pais perceberam somente na pandemia as reais dificuldades escolares de seus filhos. Essas dificuldades parecem ter aumentado no período das aulas remotas e os pais citam um possível prejuízo à escolarização. Ressalta-se também a importância da aproximação que trouxe às famílias, permitindo que os pais conhecessem melhor as potencialidades e dificuldades escolares de seus filhos, ampliando a interação e mediação, fundamentais para o desenvolvimento infantil. A ressignificação das dificuldades da criança por parte dos pais também esteve presente na pesquisa. Compreender o TDAH, apoiada na referida teoria, permite um entendimento de que o desenvolvimento e a aprendizagem se estruturam na qualidade das interações, das mediações e da formação da atenção voluntária, que é uma das grandes contribuições da teoria histórico-cultural frente a esse diagnóstico. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractCurrently, much has been said about psychiatric diagnoses to justify learning and behavior problems. The diagnosis of ADHD is one of the main ones in contemporary society. Very present in our daily lives, this situation is complex and controversial. Many children are diagnosed during the school period, due to behaviors that attract the attention of teachers, for example, difficulties in concentration. In the different areas that discuss ADHD, such as medicine, psychology and education, we find controversies regarding the scientific proof of the diagnosis and, consequently, of the existence of the disorder, due to the imprecision of the diagnosis and the vague definition presented by those who defend the diagnosis. its existence. Critics of the specialized literature on ADHD are divided between those who question the inconsistency of its diagnostic criteria and those who completely deny the existence of the disorder. The analysis of the literature on ADHD points to difficulties in diagnosis and treatment. It is also noted that there are no consistent studies about the future consequences of the use of stimulants in children. The present study seeks to be guided by the historicalcultural theoretical perspective, for which possible learning and/or developmental disorders, such as ADHD, are not understood as natural, individual and organic phenomena, on which educators and parents do not would have many possibilities for intervention. Thus, this study has the general objective of analyzing how parents contribute to the learning of children diagnosed with ADHD, during the COVID-19 pandemic, in the light of Vygotsky's theory. Four parental couples whose children are students from a private school in Caxias do Sul, enrolled in the early years of Elementary School, interviewed in person, participated in the research. A semi-structured narrative interview was carried out. The speeches and expressions of each participant were analyzed and presented individually, based on Bardin's methodological proposal of content analysis. Data were organized into two categories entitled "school experiences" and "parental contributions to learning". The first category was organized into three subcategories: before the pandemic; in the period of remote classes and return to face-to-face. The second category was organized into two subcategories: when parents contribute; when parents encounter difficulties. The results show that parents only realized the real school difficulties of their children during the pandemic. These difficulties seem to have increased during the period of remote classes and parents cite a possible harm to schooling. The importance of the approximation it brought to families is also highlighted, allowing parents to better understand their children's potential and difficulties in school, expanding interaction and mediation, which are fundamental for child development. The parents' resignification of the child's difficulties was also present in the research. Understanding ADHD, supported by the aforementioned theory, allows an understanding that development and learning are structured in the quality of interactions, mediations and the formation of voluntary attention, which is one of the great contributions of cultural-historical theory in the face of this diagnosis. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipBolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação, CAPES PROSUCpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCrianças hiperativaspt_BR
dc.subjectVigotsky, Lev Semenovich, 1896- 1934pt_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectPandémiesen
dc.subjectHyperactive childrenen
dc.titleContribuições dos pais para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH : uma análise a partir da teoria de Vigotskipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/2990880767241230pt_BR
mtd2-br.author.lattesMENEGHEL, F.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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