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dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorQuevedo, Margarete de
dc.contributor.otherFrigotto, Gaudêncio
dc.contributor.otherKreutz, Lúcio
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherLousada, Vinícius
dc.date.accessioned2016-05-11T18:50:45Z
dc.date.available2016-05-11T18:50:45Z
dc.date.issued2016-05-11
dc.date.submitted2016-03-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1155
dc.descriptionEsta dissertação apresenta o resultado do trabalho de investigação acerca da(s) concepção(ões) de verticalização – entre o prescrito na Lei nº 11.892/2008 (que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs) e o vivenciado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atentando, especialmente, para o contexto dos Campi Bento Gonçalves e Sertão. Objetiva-se pesquisar a(s) concepção(ões) que embasaram a definição da verticalização dentre as finalidades e características dos IFs e constatar em que medida esta vem sendo operacionalizada nas unidades do IFRS supracitadas, bem como os desafios da operacionalização desse processo no cotidiano do agir pedagógico dos Campi Bento Gonçalves e Sertão do IFRS. A relação entre educação e trabalho, a investigação do processo histórico da educação profissional no Brasil e das atuais políticas públicas voltadas para a modalidade de educação em pauta, assim como literatura relativa ao tema em discussão apresenta-se como suporte teórico da dissertação. Para traçar o panorama da verticalização no IFRS, foram realizadas doze entrevistas em forma de questionário escrito ou entrevista presencial, de acordo com a opção do entrevistado. O processo de realização das entrevistas e a análise desse corpus empírico apontam para a pluralidade de concepções de verticalização, dentre elas: (1) a que compreende que verticalizar a educação significa ofertar, na mesma unidade, cursos da mesma área e/ou eixos em diferentes níveis, de modo que ao discente seja oportunizada a possibilidade de perfazer, sem trocar de instituição, um processo formativo desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação; (2) a que concebe a verticalização no mesmo sentido, acrescentando as vantagens e desafios da atuação docente nos mais diferentes níveis de escolarização, sendo parte dela o compartilhamento e otimização dos espaços pedagógicos e, em uma fusão de ambas as concepções, (3) um percurso formativo no qual discentes, docentes e todos os demais sujeitos do processo, independente do grau de escolarização, possam, muito além de ver otimizados os custos, garantido a todos o direito de uma formação pública qualificada pela atuação dos IFs nos arranjos produtivos locais, conforme missão que lhes foi conferida. Com relação aos desafios da verticalização no IFRS, a manifestação dos entrevistados aponta para a existência de situações e realidades que dificultam a operacionalização da verticalização no IFRS, mais especificamente nos Campi Bento Gonçalves e Sertão. Estas são abordadas neste trabalho sob a categorização de desafios para uma nova cultura institucional “verticalizada” e desafios para uma nova prática pedagógica embasada na verticalização. Dentre os principais desafios abordados, estão os que dizem respeito à compreensão das implicações do ensino verticalizado, à superação de concepções e práticas que não condizem com a nova institucionalidade e à capacitação do quadro de servidores, além da necessária sensibilização da comunidade para atuar nesta nova forma de projetar os cursos e desenvolver o ensino. À demanda interna do IFRS que motivou a realização da pesquisa, pretende-se apresentar, nas possibilidades e limites do texto, o resultado do processo investigativo não em caráter de conclusão, mas como provocação para a continuidade da reflexão sobre o tema em pauta, dada sua relevância no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como no âmbito das atuais políticas públicas para a educação profissional no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of the investigative work about the conceptions of verticalization – between what is determined on Law N 11.892/2008 (which creates the Federal Institutes for Education, Science and Technology – IFs) and what is observed inside the Federal Institute for Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), with special attention to Bento Gonçalves and Sertão campuses. The objective is to research the conceptions that based the definition of verticalization between the goals and characteristics of the IFs and find how much it has been operationalized in the aforementioned units, as well as the challenges of operating this process in the routine of the pedagogic actions of the Bento Gonçalves and Sertão campuses of IFRS. The relationship between teaching and working, the investigation of the historic process of professional education in Brazil and of the current public policies related to this type of education, as well as sources related to the discussed theme are presented as theoretical support of the dissertation. In order to sketch the Outlook of verticalization inside IFRS, twelve interviews were made as a written questionnaire or in live interviewing, according to the wishes of the interviewed. The process of interviewing and the analysis of this empiric corpus point to a plurality of conceptions of verticalization, among them: (1) the one that understands that to verticalize the education means to offer, in the same unit, courses of the same fields and/or axis in different levels, so that the students have the possibility to complete, without changing the institution, the graduating process since high school until the post-graduation; (2) the one that conceives verticalization in this same manner, adding the advantages and challenges of the teacher’s actions in the many different levels of schooling, part of it being the sharing and optimization of the pedagogic spaces and, in a fusion of both conceptions, (3) a graduating course in which students, teachers and all the other subjects of the process, independent of the degree of schooling, may see far beyond the optimization of the costs, insuring to all the right to a quality public schooling through the actions of the IFs in the local production organizations, as per the mission assigned to them. Relating to the challenges of verticalization inside IFRS, the manifestation of the interviewed people points to the existence of situations and realities that make the operation of verticalization difficult, specifically in the Bento Gonçalves and Sertão campuses. Those are addressed on this work under the categorization of challenges for a new “verticalized” institutional culture and challenges for a new pedagogical practice based on the verticalization. Among the main challenges addressed, there are those related to the understanding of the implications of verticalized schooling, the overcoming of conceptions e practices not compliant to the new establishment and the capacitation of the board of servants, beyond the needed sensibilization of the community to act on this new form of designing the courses and developing schooling. To the internal demand of IFRS that motivated the realization of the research, it is intended to present, within the possibilities and limits of the text, the result of the investigative process not as a conclusion, but rather as a provocation for the continuity of the reflection about the theme, taking in account its relevance in the context of the Federal Institutes for Education, Science and Technology, as well as according to the current public policies for the professional education in Brazil.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEscolas técnicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTechnical institutept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleVerticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : concepção(ões) e desafios no IFRSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3433283934421997pt_BR
mtd2-br.author.lattesQUEVEDO, M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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