dc.contributor.advisor | Spindola, Marilda Machado | |
dc.contributor.author | Minozzo, Luís César | |
dc.contributor.other | Sonza, Andrea Poletto | |
dc.contributor.other | Schneider, Vania Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T13:25:32Z | |
dc.date.available | 2016-05-12T13:25:32Z | |
dc.date.issued | 2015-05-12 | |
dc.date.submitted | 2015-12-14 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1160 | |
dc.description | Este trabalho tem por objetivo a inclusão de tecnologias e suas ferramentas no ensino de ciências, através da capacitação de professores para a utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede pública de um munícipio da região nordeste do Rio Grande do Sul, com a finalidade de inserir tais tecnologias, em uso na sociedade, como possibilidade didática. A relevância do presente trabalho se justifica pela carência de profissionais da educação que se sintam qualificados para utilização dessas tecnologias na sua ação pedagógica. A partir de um curso de formação, observou-se que, apesar das dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao conhecimento básico de informática, a prática com o uso de ferramentas digitais pode incentivá-los quanto à aplicação em sua prática docente, levando-os a terem uma maior aproximação com os estudantes. A aplicação de processos metodológicos no ensino de Ciências e os relatos de diferentes experiências levaram a concluir que o professor pode criar possibilidades atrativas e motivadoras para os estudantes, através dos recursos tecnológicos inseridos em uma didática diferenciada e contextualizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims at the inclusion of technologies and tools in Science education by training teachers to use resources from the technological universe available in the public schools in a city at northeast of Rio Grande do Sul state, in order to put such technologies in use in society, as a teaching opportunity. The relevance of this study is justified by the lack of professionals in education who feel qualified to use these technologies in their pedagogical action. From a training course, it was observed that, despite the difficulties faced by teachers in relation to the basic computer knowledge, the practice using digital tools encourage them as to the application in their teaching practice, leading to a perception of a closer relationship with students. The application of methodologies proceed in Science teaching and reports of different experiments lead to the conclusion that the teacher can create attractive and motivating opportunities for students through technological resources embedded in a differentiated and contextualized teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Science - Methodology | en |
dc.subject | Teaching - Methodology | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.title | Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9906439700299656 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MINOZZO, L. C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Cunha, Gladis Franck da | |