O curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS – Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização (2016-2018)
Date
2023-03-07Author
Argenta, Rosemeri Barreto
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
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Esta pesquisa buscou estudar os sentidos da formação profissional para os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente do IFRS - Campus Vacaria, localizado na cidade de Vacaria (RS), cuja economia baseia-se na produção agrícola e animal. O objetivo principal deste estudo consistiu em investigar como os egressos da primeira turma de formandos do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFRS - Campus Vacaria/RS. Rememoram o seu percurso formativo e a partir de suas memórias identificam as representações e sentidos que foram produzidos no processo formativo entre 2016 e 2018. O recorte espacial e temporal da pesquisa decorre do primeiro curso de agropecuária na modalidade subsequente, o qual foi ofertado e efetivado pelo Campus Vacaria, após a autorização de funcionamento. O Campus Vacaria, instituição de ensino público, surge como uma possibilidade de qualificação técnica profissional, uma vez que na cidade não havia outra instituição semelhante de cunho público. Quanto ao referencial teórico, tem como base a história cultural, a qual contribuiu para a compreensão e análise histórica da educação profissional no Brasil e dos processos inerentes à instituição do IFRS ? Campus Vacaria e à produção de cultura presente na instituição e nos processos formativos. A história oral foi utilizada para a construção das fontes orais, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas com cinco egressos do curso subsequente em agropecuária do IFRS - Campus Vacaria. As memórias foram analisadas e cotejadas com outros documentos por meio da metodologia da análise documental, compondo a empiria da pesquisa. Esta tese está estruturada em seis capítulos, incluindo as considerações iniciais, que contemplam os aspectos mobilizadores para o desenvolvimento da pesquisa, por intermédio do estabelecimento da relação pesquisador versus objeto de pesquisa, e a revisão bibliográfica para fundamentar o estudo. Como resultados, este estudo traz evidências da ressonância da formação profissional na vida dos egressos. Na dimensão social, por meio do estabelecimento e ampliação da rede de negócios, percebe-se que houve o desenvolvimento de vínculo afetivo (amizade, interesses em comum, etc.) a partir do cotidiano institucional, tendo isso sido rememorado coletivamente nas entrevistas. A formação profissional gera um sentimento de pertença profissional com fortes influências na identidade do grupo, nivelados pelo conhecimento técnico. No campo econômico, os resultados são promissores, já que todos os entrevistados atuam na área formativa e ocupam cargos de liderança, quer em empresas privadas, quer investindo em seus próprios negócios, o que tem lhes gerado uma renda mais vultuosa. Infere-se que alguns dos egressos têm se dedicado a aplicar as tecnologias aprendidas durante o curso, o que pode ter contribuído para gerar mais investimentos e lucros a si e às empresas, o que, consequentemente, impacta, também, na economia do município de Vacaria, se não pela circulação de moeda, pelo consumo de bens, serviços e insumos, pela ampliação do mercado de trabalho. Ademais, contribuem para a publicização do curso e do IFRS - Campus Vacaria, o qual atrai, cada vez, mais estudantes de outras cidades da região dos Campos de Cima da Serra e estimula a empregabilidade dos profissionais formados pelo IFRS. [resumo fornecido pelo autor]