Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorArgenta, Rosemeri Barreto
dc.contributor.otherAlmeida, Doris Bittencourt
dc.contributor.otherRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.otherGritti, Isabel
dc.contributor.otherAdams, Adair
dc.date.accessioned2023-03-07T14:00:18Z
dc.date.available2023-03-07T14:00:18Z
dc.date.issued2023-03-07
dc.date.submitted2022-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11717
dc.descriptionEsta pesquisa buscou estudar os sentidos da formação profissional para os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente do IFRS - Campus Vacaria, localizado na cidade de Vacaria (RS), cuja economia baseia-se na produção agrícola e animal. O objetivo principal deste estudo consistiu em investigar como os egressos da primeira turma de formandos do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária do IFRS - Campus Vacaria/RS. Rememoram o seu percurso formativo e a partir de suas memórias identificam as representações e sentidos que foram produzidos no processo formativo entre 2016 e 2018. O recorte espacial e temporal da pesquisa decorre do primeiro curso de agropecuária na modalidade subsequente, o qual foi ofertado e efetivado pelo Campus Vacaria, após a autorização de funcionamento. O Campus Vacaria, instituição de ensino público, surge como uma possibilidade de qualificação técnica profissional, uma vez que na cidade não havia outra instituição semelhante de cunho público. Quanto ao referencial teórico, tem como base a história cultural, a qual contribuiu para a compreensão e análise histórica da educação profissional no Brasil e dos processos inerentes à instituição do IFRS ? Campus Vacaria e à produção de cultura presente na instituição e nos processos formativos. A história oral foi utilizada para a construção das fontes orais, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas com cinco egressos do curso subsequente em agropecuária do IFRS - Campus Vacaria. As memórias foram analisadas e cotejadas com outros documentos por meio da metodologia da análise documental, compondo a empiria da pesquisa. Esta tese está estruturada em seis capítulos, incluindo as considerações iniciais, que contemplam os aspectos mobilizadores para o desenvolvimento da pesquisa, por intermédio do estabelecimento da relação pesquisador versus objeto de pesquisa, e a revisão bibliográfica para fundamentar o estudo. Como resultados, este estudo traz evidências da ressonância da formação profissional na vida dos egressos. Na dimensão social, por meio do estabelecimento e ampliação da rede de negócios, percebe-se que houve o desenvolvimento de vínculo afetivo (amizade, interesses em comum, etc.) a partir do cotidiano institucional, tendo isso sido rememorado coletivamente nas entrevistas. A formação profissional gera um sentimento de pertença profissional com fortes influências na identidade do grupo, nivelados pelo conhecimento técnico. No campo econômico, os resultados são promissores, já que todos os entrevistados atuam na área formativa e ocupam cargos de liderança, quer em empresas privadas, quer investindo em seus próprios negócios, o que tem lhes gerado uma renda mais vultuosa. Infere-se que alguns dos egressos têm se dedicado a aplicar as tecnologias aprendidas durante o curso, o que pode ter contribuído para gerar mais investimentos e lucros a si e às empresas, o que, consequentemente, impacta, também, na economia do município de Vacaria, se não pela circulação de moeda, pelo consumo de bens, serviços e insumos, pela ampliação do mercado de trabalho. Ademais, contribuem para a publicização do curso e do IFRS - Campus Vacaria, o qual atrai, cada vez, mais estudantes de outras cidades da região dos Campos de Cima da Serra e estimula a empregabilidade dos profissionais formados pelo IFRS. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to study the meaning of vocational training for graduates of the Technical Course in Agriculture and Livestock in the subsequent modality of the IFRS - Campus Vacaria, located in the city of Vacaria (RS), whose economy is based on agricultural and livestock production. The main objective of this study was to investigate how graduates of the first graduating class of the Subsequent Technical Course in Agriculture and Livestock Farming of IFRS - Campus Vacaria/RS. Rememorize their formative journey and from their memories identify the representations and meanings that were produced in the formative process between 2016 and 2018. The spatial and temporal cut of the research stems from the first agricultural and cattle ranching course in the subsequent modality, which was offered and made effective by the Vacaria Campus, after the authorization to operate. The Vacaria Campus, a public educational institution, emerges as a possibility of professional technical qualification, since there was no other similar public institution in the city. As for the theoretical framework, it is based on cultural history, which contributed to the understanding and historical analysis of professional education in Brazil and of the processes inherent to the institution of the IFRS - Campus Vacaria and to the production of culture present in the institution and in the formative processes. Oral history was used for the construction of oral sources, from the application of semi-structured interviews with five egresses of the subsequent course in agriculture and cattle ranching of IFRS - Campus Vacaria. The memories were analyzed and compared to other documents through the methodology of document analysis, composing the empirical research. This thesis is structured in six chapters, including the initial considerations, which contemplate the mobilizing aspects for the development of the research, through the establishment of the relationship researcher versus research object, and the literature review to support the study. As results, this study brings evidence of the resonance of professional training in the lives of the graduates. In the social dimension, by means of the establishment and expansion of the business network, it can be seen that there was the development of affective bonds (friendship, common interests, etc.) as of the institutional daily life, and this was collectively recalled in the interviews. The professional training generates a feeling of professional belonging with strong influences on the group's identity, leveled by technical knowledge. In the economic field, the results are promising, since all the interviewees are active in the training area and occupy leadership positions, either in private companies or by investing in their own businesses, which has generated a higher income. It is inferred that some of the graduates have been dedicated to applying the technologies learned during the course, which may have contributed to generate more investments and profits for themselves and their companies, which, consequently, also impacts the economy of the city of Vacaria, if not by the circulation of money, by the consumption of goods, services and inputs, by the expansion of the labor market. Furthermore, they contribute to the publicity of the course and the IFRS - Campus Vacaria, which attracts more and more students from other cities in the Campos de Cima da Serra region and stimulates the employability of the professionals graduated by IFRS. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMemória - Ex-alunospt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectFederal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sulen
dc.subjectMemory - Alumni and alumnaeen
dc.titleO curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS – Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização (2016-2018)pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9017153898104343pt_BR
mtd2-br.author.lattesARGENTA, R. B.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-06


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item