dc.contributor.advisor | Missell, Valquíria Villas Boas Gomes | |
dc.contributor.author | Xavier, Derlise Fiametti | |
dc.contributor.other | Sauer, Laurete Zanol | |
dc.contributor.other | Hartmann, Angela Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T17:51:23Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T17:51:23Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.date.submitted | 2022-12-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11744 | |
dc.description | Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas. A temática investigada surgiu da análise e reflexões da pesquisadora dos resultados das avaliações externas do componente curricular Matemática e da vontade da professora pesquisadora em aprimorar a sua prática pedagógica e desenvolver o Letramento Matemático dos estudantes. Partindo da análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Presidente Dutra, nas últimas três edições dos testes cognitivos do SAEB, com resultados divulgados até o momento em que este estudo foi realizado, 2015, 2017 e 2019, a pesquisadora optou por planejar e desenvolver com estudantes de 9º ano uma sequência didática sobre Área e Perímetro de Figuras Planas. A sequência didática foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada através dos Três Momentos Pedagógicos, utilizando como caminho metodológico algumas estratégias de aprendizagem ativa. Os dados coletados e analisados, por meio do método de Análise Textual Discursiva, mostraram o progresso dos estudantes nas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, fundamentais para o desenvolvimento do Letramento Matemático dos estudantes. Para a melhoria da ação pedagógica, uma avaliação mediadora esteve presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem, contemplando atividades colaborativas e a autoavaliação. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático, intitulado "Tecendo o Letramento Matemático", que pode ser utilizado por outros professores da Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents results of a research in Science and Mathematics Teaching that consisted of an empirical investigation applied to students of the 9th year of Elementary School on concepts of area and perimeter of two-dimensional figures. The theme investigated arose from the researcher's analysis and reflections on the results of the external evaluations of the Mathematics subject and from the researcher's willingness to improve her pedagogical practice and develop the students' Mathematical Literacy. Starting from the analysis of the results obtained by the 9th grade students of EMEF Presidente Dutra, in the last three editions of the SAEB cognitive tests, with results released until the moment this study was carried out, 2015, 2017 and 2019, the researcher chose to plan and to develop, with 9th grade students, a didactic sequence on area and perimeter of two-dimensional figures. The didactic sequence was based on the Theory of Meaningful Learning and applied through the Three Pedagogical Moments, using some active learning strategies as a methodological path. The collected and analyzed data, through the Discursive Textual Analysis method, showed the students' progress in the competences and abilities of reasoning, representing, communicating and arguing mathematically, fundamental for the development of the students' mathematical literacy. To improve the pedagogical action, a mediating assessment was present throughout the teaching and learning process, including collaborative activities and self-assessment. As an educational product, a didactic guide was prepared, entitled "Developing Mathematical Literacy", which can be used by other Basic Education teachers. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (elementary school) | en |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Active learning | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.title | Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0044741755442762 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | XAVIER , Derlise Fiametti | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Farroupilha | pt_BR |