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Uma coordenação pedagógica e sua escrita

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Dissertação Patrícia dos Santos Costa de Oliveira.pdf (61.18Mb)
Data
2023-03-10
Autor
Oliveira, Patrícia dos Santos Costa de
Orientador
Matos, Sônia Regina da Luz
Metadata
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Resumo
O que escreve uma coordenação pedagógica quando investe em movimentos de cartoculinar? Essa presumível pergunta é a questão que movimenta esta pesquisa. Toma-se cartoculinar, como ato de uma coordenação pedagógica baiana em meio aos microencontros com a culinária pela literatura jorgeamadense (2012), deste modo, pergunta-se pela função da escrita de uma coordenação pedagógica. Trata-se de um método cartográfico: cartoculinar. Esse método é constituído no processo de feitura do texto, enquanto a coordenadora-pesquisadora amplia sua investigação, ao mesmo tempo em que cozinha algumas receitas da culinária pela literatura jorgeamadense (2012), com ingredientes tipicamente baianos. Para mostrá-las na experiência, a coordenadora-pesquisadora: cartoculina na pesquisa, provocando escritas da função de uma coordenação pedagógica; tensiona a função da escrita instrumental da coordenação pedagógica em meio a culinária pela literatura jorgeamadense; e intui a escrita da função da coordenação pedagógica atravessada por movimentos macropolíticos, como a escrita instrumental, e micropolíticos, como o ato de cartoculinar. Por fim, vê-se que as forças determinantes das macropolíticas sobre a função da coordenação pedagógica se fazem pelo que denominam ação de escrita voltadas aos protocolos de organização, que vão determinando um tipo de escrita imposta por legislações e normativas, e tais macropolíticas forçam um tipo de modo prescritivo e burocrático, tornando a escrita instrumental. Por dentro e entre tal determinismo sobre a escrita, ao cartoculinar, instituem-se algumas experiências de singularidades, mostrando pelas receitas, fotografias e escritas que compõem o ato de cartoculinar. Uma coordenação pedagógica ao investir em cartoculinar, escreve acionando a experimentação da dissertação como um ato micropolítico, proveniente da sua função de micromilitância que insiste em resistir inventando entre movimentos de constituir-se em meio às subjetividades de devires que atravessam a escrita de uma coordenação pedagógica. A cartoculinância em proposta de fuga aos padrões impostos as formas burocratizadas, padronizantes e homogeinizantes dos textos da função de uma coordenação pedagógica abre-se na defesa da dissertação, feita em leitura de texto integrada a vídeo de fotografias do compósito da pesquisa, disponível no link https://youtu.be/WSjAWJ5-tEY, em vias de inserir o leitor na atmosfera do método cartoculinar.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11753
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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